Google anuncia recurso de Inteligência Artificial que bloqueia celulares Android roubados
Usuários brasileiros poderão testar a novidade a partir de julho
O Brasil será o primeiro país a testar os novos recursos que usam inteligência artificial (IA) para proteger os dados de pessoas que tenham seu celular do sistema operacional Android roubado. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (11) durante o Google for Brasil, evento onde a empresa de tecnologia compartilha seus mais recentes investimentos e inovações no país.
Segundo a empresa, o feedback dos usuários brasileiros inspirou a criação de três recursos contra furto e roubo. O primeiro deles é o Bloqueio de Detecção de Roubo que usa a IA do Google para detectar movimentos bruscos e bloqueia a tela do telefone rapidamente. A intenção é impedir que criminosos tenham acesso às informações pessoais presentes no celular.
A segunda medida é o Bloqueio Remoto que permite bloquear a tela ou limpar remotamente um telefone perdido ou roubado a partir de qualquer outro dispositivo. Só é preciso informar o número de telefone.
A terceira ferramenta é o Bloqueio de Dispositivo Off-line que bloqueia automaticamente a tela para ajudar a proteger os dados mesmo quando o dispositivo estiver fora da rede. Além disso, o Android bloqueia a tela do celular quando forem feitas tentativas excessivas de autenticação com falha.
A versão beta estará disponível a partir do mês de julho. A empresa disponibilizou um formulário para quem quiser ser notificado quando os recursos estiverem disponíveis em seu dispositivo. Ele pode ser acessado aqui.
Jornalista, repórter do Espaço do Povo e correspondente local de Osasco, na Grande São Paulo, na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.