Erika Hilton tem primeira lei federal aprovada para pessoas em situação de rua
Deputada federal divulgou a informação nas redes sociais em tom de comemoração
Nesta quarta-feira (17), a deputada Erika Hilton usou as redes sociais para divulgar que teve sua primeira lei federal aprovada pelo presidente Lula. Intitulada Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC Pop Rua), a medida visa a criação de uma bolsa de qualificação profissional que custeará despesas com alimentação e transporte para pessoas que vivem em situação de rua e que participarem de cursos técnicos ou aprimorar o nível escolar. Crianças e adolescentes também deverão usufruir e ter acesso à educação em tempo integral.
A PNTC Pop Rua tem como objetivo “promover os direitos humanos de pessoas em situação de rua ao trabalho, à renda, à qualificação profissional e à elevação da escolaridade”.
Outra medida que a lei promove é a ideia de “housing first”, que em tradução livre fica “casa primeiro”, ou seja, que antes de tudo, para atender essas pessoas em situação de rua, eles precisam oferecer um teto para essa parcela da população.
“E é uma Lei que tenho imenso orgulho. É a primeira Lei federal que institui uma política nacional para essa população. População essa formada pelas pessoas marginalizadas, por pessoas negras, mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência, trabalhadoras e trabalhadores”, disse Hilton nas redes sociais.
Jornalista, criadora de conteúdo e escritora. Natural de São João da Boa Vista - SP, atua há mais de cinco anos com comunicação e jornalismo. Já atuou em veículos como Estadao e Diário de SP, onde cobriu entretenimento e cultura.