Com prata de Caio Bonfim, Brasil conquista 1ª medalha na marcha atlética
Atleta disputa sua quarta olimpíada em Paris
Após a conquista da medalha de bronze por equipes da ginástica artística feminina, o Brasil comemorou nesta quinta-feira (01) mais um feito inédito. Na prova masculina de 20km da marcha atlética, Caio Bonfim garantiu a medalha de prata ao cumprir o percurso em 1h19min09. O pódio foi completado pelo equatoriano Brian Daniel Pintado e o espanhol Alvaro Martin completou o pódio que ganharam, respectivamente, ouro e bronze. Foi a 1ª prova do atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris.
“Medalha no Brasil, na marcha atlética, não tem cor. Quando eu passei a linha de chegada no Rio, eu pensei se teria outra oportunidade de disputar os Jogos. Tive muito orgulho daquele quarto lugar. Abriu muitas portas. Na minha cidade, brinco que antes da Rio 2016 eu era xingado quando marchava. Depois de lá, mudou. As buzinas vinham seguidas de ‘vamos, campeão’. Quando meu pai me chamou para marchar pela primeira vez, eu fui muito xingado naquele dia. Era muito difícil ser marchador”, disse o atleta que disputa uma Olimpíada pela quarta vez.
Natural de Sobradinho, Distrito Federal, o atleta de 33 anos ficou na 39ª colocação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Na Rio 2016, terminou em quarto lugar. Em Tóquio foi o 13º colocado.
Com a vitória, o Brasil chegou a cinco medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris e está na 29ª posição do ranking. As primeiras foram conquistadas no último domingo (28) no judô. Willian Lima ficou com a prata após ser derrotado pelo japonês Hifumi Abe na final da categoria até 66kg. Larissa Pimenta venceu a italiana Odette Giuffrida na categoria até 52kg.
Também no domingo, Rayssa Leal conquistou o bronze no skate street feminino após somar 253.37 na pontuação geral. Na terça (30), a equipe brasileira feminina de ginástica artística fez história e terminou a final por equipes em 3º lugar. As medalhas de ouro e prata ficaram, respectivamente, com os Estados Unidos e a Itália.
Jornalista, repórter do Espaço do Povo e correspondente local de Osasco, na Grande São Paulo, na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.