Brasil bate recorde em medalhas nos Jogos Pan-Americanos

 Brasil bate recorde em medalhas nos Jogos Pan-Americanos

Crédito: Wander Roberto/COB

“Orgulho dos nossos e das nossas atletas e de políticas públicas como o Bolsa Atleta”, disse o Presidente Lula em suas redes sociais.

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago terminaram neste domingo, (5/11), com o Brasil batendo recorde, levando para casa 205 medalhas, 66  de ouros,  73 pratas e 66 bronze, além de garantir 140 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A primeira vez que o desempenho feminino superou o masculino: 33 ouros e 95 medalhas com as mulheres e 30 ouros e 92 medalhas com os homens. Segundo lugar geral no quadro de medalhas. Desempenhos históricos em modalidades como ginástica rítmica (100% dos ouros) e boxe (presença em nove das 13 finais). Um total de 140 vagas foram conquistadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“Orgulho dos nossos e das nossas atletas e de políticas públicas como o Bolsa Atleta”, resumiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma postagem na rede social X no início da noite. Até então, o limite alcançado pelo Brasil havia sido em Lima, no Peru, em 2019. Lá, tinham sido 169 medalhas e 54 ouros.

“Temos que comemorar sobretudo ter alcançado nosso principal objetivo, o resultado esportivo de ultrapassar 200 medalhas. É a realização de um sonho. Foi um grande feito superar o resultado de Lima. Sabíamos da dificuldade que seria ultrapassar aquelas medalhas, mas conseguimos. Vibrei com a conquista de cada um dos atletas, me emocionei com muitas delas”, disse o diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil, Rogério Sampaio.

Do total de conquistas, 184 medalhas foram conquistadas ou tiveram a participação de pelo menos um integrante do Bolsa Atleta. Ou seja, 89,75% das medalhas do Brasil em Santiago tiveram a  “digital” do programa de patrocínio individual a esportistas do Governo Federal.

Fonte: Ministério do Esporte

Digiqole Ad
+ posts

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados