4 dicas de como se planejar para 2024
O planejamento é muito importante para ter clareza dos objetivos e das atividades que precisam ser realizadas para alcançar esses objetivos, além de entender quanto de dinheiro é necessário para isso.
A virada do ano é marcada por muitos desejos, sonhos a serem realizados e a esperança de que as coisas aconteçam e melhorem. É uma oportunidade para começar de novo e fazer diferente. Mas no entanto, não basta apenas querer, é preciso colocar a mão na massa e se planejar para isso.
Por isso, abaixo listei 3 dicas práticas para você se planejar e realizar os seus sonhos em 2024:
- Anote no papel as despesas pontuais: No início do ano temos muitas depesas pontuais, ou seja, aquelas que uma ou duas vezes no ano, como IPVA, IPTU, alguns tipos de seguro, material escolar, matrícula da escola ou creche, entre outros. Anotar no papel quando é preciso pagar essas contas, te ajuda a saber quanto isso vai comprometer o seu orçamento no início do ano.
- Anote quais são os seus objetivos: seja a compra da casa própria, abrir o seu próprio negócio, comprar um carro, viajar, entre outras possibilidades, escreva o que você quer e quanto custaria para você realizar esse sonho. Se for uma viagem, por exemplo, escreva quanto custa a passagem ou quanto vai gastar de gasolina (ida e volta), pedágios, se houver, hospedagem, os passeios, alimentação, transporte em geral, lembrancinhas do local, e por aí vai. Mesmo que você não tenha o valor exato, estipule um valor como se fosse um “termômetro” de quanto é saudável gastar para cada uma dessas atividades.
- Defina o tempo para realizar o objetivo: usando o exemplo da viagem, defina quando você quer viajar. Se o prazo for daqui a oito meses, tendo o valor do seu objetivo você consegue entender o quanto poderá poupar desde já, todos os meses, para que tenha o dinheiro em mãos quando chegar o dia. Algumas coisas não esperam o dia da viagem, como a passagem por exemplo, que você pode, e deve, comprar antes – sai até mais barata, inclusive.
Lembre-se de que quando você poupar o dinheiro do seu objetivo, você pode deixar o seu dinheiro em um lugar que renda juros enquanto você espera, a exemplo de um CDB com resgate imediato que renda 100% CDI ou mais, ou uma conta remunerada a 100% CDI ou mais. Para objetivos com prazos mais longos, você pode optar por investimentos com prazo de resgate mais longos também.
Nayara Mota
Nayara Mota é economista Comportamental, Especialista em Planejamento Financeiro Pessoal e Sócia Conselheira do Instituto Êxito de Empreendedorismo.