1º de abril: data marca o aniversário de 61 anos do Golpe Militar

image (1)

Foto: Márcio Arruda

O Golpe Militar sofrido em 1964 inaugura o período da ditadura militar no Brasil, período que durou 21 anos

Nesta quarta-feira (1), marca a data que o Brasil sofreu o golpe militar de 1964, quando os militares destituíram o então presidente João Goulart do Governo e implantaram a ditadura militar no Brasil, ato que durou 21 anos (1964-1985). O golpe foi organizado pelos militares e contou com apoio de setores da elite brasileira, que manteve o apoio durante a ditadura, período de repressão da sociedade, com forte censura, perseguição política, suspensão dos direitos civis e políticos.

O Golpe Militar de 1964 foi resultado de uma articulação que envolveu diversos expoentes da sociedade brasileira, entre os militares, os Generais Humberto de Alencar Castelo Branco, Costa e Silva e Olímpio Mourão Filho,  lideraram o movimento que depôs o presidente João Goulart. As forças armadas, de modo geral, desempenharam um papel crucial para a execução do golpe e manutenção da ditadura no Brasil. 

Políticos conservadores como Carlos Lacerda, Magalhães Pinto e Auro de Moura Andrade, se destacam na história como defensores do regime militar, que contou com forte apoio dos meios de comunicação brasileiros, entre jornais, televisão e rádio. Além do próprio Estados Unidos, país que articulou e financiou o golpe militar, através de grupos que atuavam contra o presidente João Goulart.

DSC03901
+ posts

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.