Museu periférico no Capão Redondo, São Paulo, é reinaugurado

 Museu periférico no Capão Redondo, São Paulo, é reinaugurado

Crédito: Divulgação redes sociais

O espaço é destinado a promover encontros e apresentações de artistas da periferia 

Aconteceu no dia 14/04, a reabertura do Museu do Inusitado, no Capão Redondo, Zona Sul da cidade de São Paulo. Criado em 2015, o local surgiu em decorrência da necessidade de uma estrutura para ensaios e reuniões de artistas e produtores culturais da região.

Para os organizadores do espaço, apesar de São Paulo possuir uma grande variedade de eventos e atividades culturais acontecendo nas regiões centrais da cidade, a população periférica muitas vezes não têm acesso à cultura. De acordo com Mapa da Desigualdade divulgados em 2022, dos 96 distritos de São Paulo, 57 não possuem centros, casas e espaços culturais.

Para mudar esse cenário, é fundamental promover a descentralização cultural, o que significa levar mais atividades e ambientes de cultura para as regiões periféricas da cidade, ampliando o acesso da população a essas manifestações artísticas.

Luís Vitor, músico-educador e fundador do Museu, está feliz e esperançoso com a reabertura, pois o espaço voltará a proporcionar semanalmente pontos de encontro e articulações de diversos coletivos e movimentos culturais. “Por terem nascido ou morarem na região, todos os membros do nosso coletivo a conhecem muito bem, o que facilita nosso trabalho de transformação para levar cultura aos locais não contemplados pelos poderes público ou privado”, afirma o músico-educador.

O local ainda disponibiliza equipamentos de som, computadores e mais de 30 instrumentos musicais para práticas e interações artísticas de seus frequentadores. Para Luís, a possibilidade de oferecer instrumentos no Museu foi pensada justamente diante da dificuldade de muitos músicos ou interessados em música, de regiões periféricas, em conseguir adquirir os instrumentos musicais necessários e, assim, interromperem seus sonhos. “Aqui no Museu, eles podem voltar a sonhar e até mesmo ter a oportunidade para iniciar ou alavancar a carreira”, completa.

Atualmente, o Museu do Inusitado é considerado um ateliê artístico, onde diferentes artistas da periferia se reúnem, promovendo uma oportunidade de intercâmbio e aprendizagem, em tradições, narrativas orais e herança cultural expressas através da música, poesia, artes visuais e outras manifestações culturais. Depois de permanecer um tempo fechado em razão da pandemia, o espaço foi retomando suas atividades presenciais aos poucos.

Serviço

Museu do Inusitado 

Local: Rua Rosa Honória de Jesus, 40, Capão Redondo – São Paulo

Às terças-feiras das 18h até 20h

Digiqole Ad
+ posts

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados