Influenciadores de favela chamam atenção de grandes marcas 

 Influenciadores de favela chamam atenção de grandes marcas 

Creédito: Marcelo Galvão/ Galvão Filmes

Marketing de influência promove representatividade nas campanhas de publicidade nas redes sociais

Cada vez mais as grandes marcas estão investindo no marketing de influência, estratégia que usa a imagem de uma personalidade famosa na internet para vender produtos ou serviços. De acordo a pesquisa da Nielsen, o Brasil possui mais de 10,5 milhões de influenciadores apenas no Instagram com pelo menos 10 mil seguidores, o que o torna o país com o maior número nesta plataforma no mundo. 

Agências de publicidade e empresas estão apostando na força dos influenciadores, como é o caso da agência de território de favela, Cria Brasil Comunicação. Nascida e situada em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, a agência de território de favela atua em parceria com a Spark Marketing de Influência, usando a linguagem da periferia, para fazer a ponte entre as grandes empresas que querem se comunicar com o público local e os influenciadores que moram em comunidades de todo o Brasil. Para Joildo Santos, CEO do Grupo Cria Brasil, criar uma agência para intermediar essa comunicação sempre se fez necessário, porque as grandes publicidades não incluíam e não representavam a favela. “Os moradores não se viam representados como, por exemplo, nos comerciais de margarina. Nesses comerciais, as pessoas sempre eram brancas e até o cachorro tinha o olho azul”, afirma Joildo. 

Nos tradicionais comerciais de margarina, as famílias sempre aparecem reunidas em volta de uma bela mesa de café da manhã, muito feliz. O que não coincide com a realidade de quem vive em favelas, onde a maioria da população é negra e mora em casas humildes. A Cria tem um propósito de fortalecer a representatividade na publicidade e atua assessorando alguns influenciadores de favela para terem mais visibilidade, como no caso dos moradores de Paraisópolis: Glivania Rodrigues Martins (@gli_marttins) e Bruno César da Silva, conhecido como MC Sacana (@mcsacanasp).

Glivania, conta que sempre gostou de decoração e que já seguia algumas influenciadoras do Rio de Janeiro. Em junho de 2019, ela passou por um período difícil e uma das formas que encontrou para enfrentar a depressão foi criando conteúdos nas redes, primeiro no Facebook e depois no Instagram, onde atualmente conta com mais de 10 mil seguidores. 

“Não me imaginei trabalhando como uma influenciadora, simplesmente gostava de ver aquele conteúdo nas redes e, por isso, resolvi criar o meu próprio conteúdo, o que acabou dando certo. Espero que as pessoas possam ver a minha realidade e possam se inspirar também”, disse Glivania. 

Bruno César da Silva, usa o Instagram desde 2011, produzindo conteúdos sobre seu dia a dia, com sua esposa e seu filho, e também falando sobre música e políticas sociais. Com apoio das redes sociais, ele engatou sua carreira no funk e passou a ser conhecido por MC Sacana. O influenciador digital, que já conta com mais de 53 mil de seguidores no Instagram, agora está focado no empreendedorismo musical em sua produtora “Paraíso Records”.

“Se você estiver em uma área que não gosta, você não vai realizar seu sonho que é ter uma casa boa, ter uma condição de vida melhor para a sua família. Então, faça aquilo que você gosta de fazer, esteja onde você queira estar e com as pessoas que apoiam você de verdade”, diz Bruno.

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