Dia mundial da África: A luta pela independência
A data comemora as lutas do continente africano contra a colonização europeia.
Hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia Mundial da África, também conhecido como o Dia da Libertação da África. A data celebra o 60º aniversário da Organização da Unidade Africana (OUA), grupo que reuniu lideranças africanas na elaboração de uma manifestação pan-africana, que pedia que o continente tivesse força para tomar as próprias decisões políticas e econômicas, longe do poder europeu.
Em 25/05/1963, 32 chefes de países africanos, que já tinham conquistado a independência, se reuniram em Adis Abeba, capital Etiópia, para assinar a carta que criava a primeira instituição continental pós-independência da África, a Organização da Unidade Africana (OUA).
Os esforços dessas lideranças em defesa da independência política do continente e no apoio aos movimentos de libertação, resultaram em ações importantes como a luta contra a colonização europeia e o fim do Apartheid, sistema de segregação racial que durou de 1948 até 1990, na África do Sul.
Em 2002, a Organização de Unidade Africana foi substituída Pela União Africana, com objetivo de lutar em busca de novas conquistas, como maior desenvolvimento econômico para o continente africano.
“Comemoramos o Dia da África em reconhecimento à visão e ao marco alcançado em direção a uma África integrada, próspera e pacífica, impulsionada por seus próprios cidadãos e representando uma força dinâmica no cenário mundial”, declarou em nota publicada no site da União Africana.
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.