Paraisópolis, São Paulo terça-feira, 13 de janeiro de 2026

COPA DA PAZ: UFIM, escola de Samba e futebol lado a lado

Longe do luxo, dos salários milionários, do assédio da mídia e dos grandes patrocinadores; o futebol de comunidade segue, ora com dificuldades, ora comemorando, mas segue; jogando bola.

Time ou uma escola de samba? A resposta é, as duas coisas, assim o time da comunidade Parque Santo Antônio, se apresenta, o UFIM; nascido no dia 01 de maio de 2008, o nome é uma junção de times que deixaram de existir e significa União Favela Irmãos madrugada.

Para ser o que é, o presidente do clube, José Ant, Raimundo Junqueira, o Tonhão, esclarece a importância de nomes de diretores que ainda estão na equipe ou que passaram por lá. ‘ Estamos unidos, na alegria e na tristeza, igual casamento”, diz ele.

Talvez para alguns, essa frase não tem tanta importância, mas para quem é morador de comunidade, saber dividir, unir forças, compartilhar o que tem, quando se tem, é fundamental para a sobrevivência, então no futebol isso sim é um espelho de um time que vive a realidade da comunidade.

Os troféus correspondem a luta da equipe, e assim de um em um eles são descritos por Tonhão. Seu time é, Vencedor da Copa Cleusa Bueno, terceiro lugar na Copa Sedex – Cidade Tiradentes, e possui outros títulos que correspondem à festivais da Várzea de São Paulo.

Para ele, um momento muito especial foi quando o UFIM foi jogar no Benfica da Vila Maria, dia de estreia do time na Copa Cleusa Bueno, da qual saiu vencedor. A seletiva na Copa Kaiser que garantiu o time o acesso à elite de São Paulo, nessa categoria de futebol, e por último a Copa da Paz, que segundo ele, é onde o couro come, ou seja, o confronto entre grandes equipes, completa a lista.

Essa é a terceira participação do time no torneio disputado em Paraisópolis. Tonhão também citou a data na qual ele como presidente anunciou que o UFIM passaria a ser também uma escola de samba, (G.R.C.E.S. Cacique Do Parque) tendo como madrinha a Nêne de Vila Matilde, como um momento inesquecível para e por toda a equipe.

Como você se sente sobre isso?
Joildo Santos
ESCRITO POR

Joildo Santos

Comunicador e fundador do jornal Espaço do Povo, em Paraisópolis, onde desde 2007 narra o cotidiano e as potências das favelas brasileiras. CEO da CRIA S/A e presidente do Instituto Crias, é referência em comunicação de impacto social, conectando marcas, organizações e empreendedores da periferia para gerar oportunidades, renda e novos imaginários sobre as comunidades.

Ver todos os artigos de Joildo Santos →

Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/espacodob96fd3be/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *