Espaço do Povo marca presença em evento comemorativo ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

 Espaço do Povo marca presença em evento comemorativo ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Evento “Liberdade de Imprensa no Brasil: da constituição à realidade”. Foto: Ariane Costa Gomes

Realizado em São Paulo, encontro reuniu profissionais e estudantes de comunicação

O Espaço do Povo esteve presente no evento “Liberdade de Imprensa no Brasil: da constituição à realidade” realizado hoje, 7, no auditório da ESPM, localizado na Vila Mariana, em São Paulo. Promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) com o apoio da ESPM-SP e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, o evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, lembrado no dia 3 de maio. 

Pela manhã, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, fez um discurso abordando a liberdade de imprensa na Constituição Brasileira de 1988. Ressaltou que a liberdade de expressão, prevista no artigo 5º, parágrafo IV da Constituição, é um direito individual, mas que precisa ser exercida de forma coletiva e levando em consideração o outro.

“O  direito à expressão é individual e social. Temos essa experiência relativamente ao meio ambiente que é um direito individual, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, presente no artigo 255, mas também é coletivo. Na hora que resolvo desmatar uma área porque está num terreno que é meu, comprometo o meio ambiente e a saúde para todo mundo”, exemplifica. Destacou ainda como o direito de informar e de ser informado contribui para que as pessoas façam suas escolhas de vida. 

A programação contou com a apresentação dos resultados do Monitor de Assédio Judicial a Jornalistas, da Abraji, com a participação da coordenadora do Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ) para América Latina, Cristina Zahar, e a coordenadora jurídica da Abraji,   Letícia Kleim. Mediação de Mônica Galvão, do Instituto TornaVoz. 

A última atividade do dia foi a mesa Desinformação e Inteligência Artificial: os desafios da cobertura eleitoral que contou com a repórter especial da Folha de S.Paulo, Patrícia Campos Mello, o diretor de treinamento e dados na Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Paulo Talarico, e o coordenador do projeto Comprova e do setor de cursos da Abraji, Sérgio Ludtke. A conversa foi mediada pelo professor de jornalismo da ESPM, Antônio Rocha Filho.

Os profissionais falaram sobre a importância do jornalismo profissional na checagem, verificação e produção de conteúdos e destacaram os desafios da cobertura da imprensa diante do grande volume e velocidade de consumo de informações a que as pessoas têm acesso atualmente. A desinformação, popularmente chamada de “fake news”, prática que utiliza técnicas de comunicação e informação para compartilhar informações falsas, descontextualizadas, foi um dos tópicos abordados. Para Paulo Talarico, da Agência Mural, há um distanciamento entre o jornalismo e a realidade vivenciada pelas pessoas na questão da desinformação e é preciso garantir que as informações verificadas cheguem até elas.

Digiqole Ad
+ posts

Jornalista, repórter do Espaço do Povo e correspondente local de Osasco, na Grande São Paulo, na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados