Caminhada pela paz nas escolas reúne lideranças e comunidade em Paraisópolis
A caminhada teve a presença do prefeito Ricardo Nunes, moradores, alunos e professores.
Nesta quinta-feira (20), aconteceu em Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo, a Caminhada pela Paz nas Escolas. A manifestação iniciou na escola EMEF Perimetral, seguiu pela Avenida Hebe Camargo até o Parque Municipal de Paraisópolis. O evento contou com a participação do prefeito Ricardo Nunes, vereadores e secretários de cidade de São Paulo, além de moradores de Paraisópolis, professores e alunos de escolas da região.
O prefeito Ricardo Nunes falou sobre a importância da mobilização: “A gente está conseguindo atingir nosso objetivo de mostrar que as escolas são ambientes seguros”, disse.
Durante as últimas semanas, notícias falsas têm assustado profissionais da educação, pais e alunos das escolas do Brasil. O secretário da educação Fernando Padula, falou sobre como lidar com as ameaças que são compartilhadas através de mensagens: “Não repassem essas mensagens para outras pessoas, pois isso só causa pânico. Encaminhe essas mensagens para o ministério da justiça, ou para o aplicativo do 190”, pediu.
A caminhada uniu a favela de Paraisópolis em torno de um pedido de paz nas escolas, e um ambiente escolar saudável e seguro para educadores e alunos das escolas do Brasil.
A professora de educação infantil, Jeane Chorro, falou sobre como trabalhar o ambiente escolar neste momento: “Temos que seguir em frente e montar estratégias para que a paz seja implantada não só na escola, mas em todo o território”, desabafou Jeane Chorro.
O presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues, contou do sentimento deixado pela caminhada: “Uma comunidade quando está organizada e unida, pode fazer uma transformação incrível. Hoje Paraisópolis dá o exemplo para sensibilizar a sociedade e pensar em educação e uma escola de paz”, refletiu Gilson.
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.