
As novas unidades de Saúde de Paraisópolis foram inauguradas no sábado (17). Além da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas de Paraisópolis foram inauguradas a terceira Unidade Básica de Saúde (UBS), e o Centro de Apoio Psicossocial Adulto (CAPS).
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito, Gilberto Kassab e do presidente da União dos Moradores, Gilson Rodrigues. “Estas três novas unidades de saúde vão melhorar de maneira significativa a qualidade de vida das pessoas que aqui moram. São dezenas de novos equipamentos entregues à comunidade ao longo dos últimos anos, como escolas, creches, CEU, UBS, avenidas. Que possamos continuar fazendo mais pelas pessoas de Paraisópolis”, afirmou o prefeito durante a inauguração.
Antes da cerimônia, o prefeito Kassab parabenizou Gilson pela sua reeleição à frente da União dos Moradores. “Nenhuma força fará Paraisópolis voltar atrás, por isso buscamos unir todo a favor da comunidade”, pontuou Gilson na fala inicial da inauguração. Gilson relembrou que a comunidade acabara de passar por um grande momento com a eleição e que agora é hora de dar continuidade ao trabalho comandado pela União. “Mais uma vez, Paraisópolis provou que quando o povo quer ninguém domina”, afirmou. “A verdade sempre vence a mentira […]. E agora é hora de lutarmos por mais conquistas para nossa comunidade”. O presidente da União destacou ainda quais serão as próximas lutas que a comunidade estará mobilizada. “Sabe prefeito, aqui agente costuma dizer uma coisa: pra urbanização ficar legal, agora é Metrô e Hospital”.
As novas unidades de saúde ofereceram diversos tipos de acolhimento. A AMA presta atendimentos de média e baixa complexidade, com atendimento em pediatria e clínica médica, e encaminha para a UBS os casos que necessitem de acompanhamento, já com consulta agendada. O CAPS oferece apoio a quem precisa de tratamento para casos de transtornos mentais severos e persistentes pode procurar o CAPS III Adulto Paraisópolis. O equipamento oferece tratamento psiquiátrico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapia ocupacional e atividades comunitárias, que visam integrar o paciente ao convívio familiar e social.
Participaram também do ato, o Secretario de Habitação, Ricardo Pereira Leite; a Secretária Adjunta e Superintendente de Habitação Popular, Bete França; a Coordenadora do Programa de Urbanização, Maria Teresa Diniz; Secretário da Saúde, Januário Montone; o Presidente da Câmara, José Police Neto; o Vereador, José Rolim; o Vice-presidente da União dos Moradores e Diretor da Rádio Nova Paraisópolis, Joildo dos Santos; Juliana Oliveira, Secretária da União dos Moradores e Presidente do Conselho Gestor do CEU Paraisópolis; e Juliana Gonçalves, Associação das Mulheres de Paraisópolis.