Paraisópolis, São Paulo terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Sem categoria

Com inauguração de centro de saúde, comunidade exige construção de Hospital

Lideranças participam de inauguração com prefeito Gilberto Kassab

As novas unidades de Saúde de Paraisópolis foram inauguradas no sábado (17). Além da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas de Paraisópolis foram inauguradas a terceira Unidade Básica de Saúde (UBS), e o Centro de Apoio Psicossocial Adulto (CAPS).

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito, Gilberto Kassab e do presidente da União dos Moradores, Gilson Rodrigues. “Estas três novas unidades de saúde vão melhorar de maneira significativa a qualidade de vida das pessoas que aqui moram. São dezenas de novos equipamentos entregues à comunidade ao longo dos últimos anos, como escolas, creches, CEU, UBS, avenidas. Que possamos continuar fazendo mais pelas pessoas de Paraisópolis”, afirmou o prefeito durante a inauguração.

Antes da cerimônia, o prefeito Kassab parabenizou Gilson pela sua reeleição à frente da União dos Moradores. “Nenhuma força fará Paraisópolis voltar atrás, por isso buscamos unir todo a favor da comunidade”, pontuou Gilson na fala inicial da inauguração. Gilson relembrou que a comunidade acabara de passar por um grande momento com a eleição e que agora é hora de dar continuidade ao trabalho comandado pela União. “Mais uma vez, Paraisópolis provou que quando o povo quer ninguém domina”, afirmou. “A verdade sempre vence a mentira […]. E agora é hora de lutarmos por mais conquistas para nossa comunidade”. O presidente da União destacou ainda quais serão as próximas lutas que a comunidade estará mobilizada. “Sabe prefeito, aqui agente costuma dizer uma coisa: pra urbanização ficar legal, agora é Metrô e Hospital”.

As novas unidades de saúde ofereceram diversos tipos de acolhimento. A AMA presta atendimentos de média e baixa complexidade, com atendimento em pediatria e clínica médica, e encaminha para a UBS os casos que necessitem de acompanhamento, já com consulta agendada. O CAPS oferece apoio a quem precisa de tratamento para casos de transtornos mentais severos e persistentes pode procurar o CAPS III Adulto Paraisópolis. O equipamento oferece tratamento psiquiátrico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapia ocupacional e atividades comunitárias, que visam integrar o paciente ao convívio familiar e social.

Participaram também do ato, o Secretario de Habitação, Ricardo Pereira Leite; a Secretária Adjunta e Superintendente de Habitação Popular, Bete França; a Coordenadora do Programa de Urbanização, Maria Teresa Diniz; Secretário da Saúde, Januário Montone; o Presidente da Câmara, José Police Neto; o Vereador, José Rolim; o Vice-presidente da União dos Moradores e Diretor da Rádio Nova Paraisópolis, Joildo dos Santos; Juliana Oliveira, Secretária da União dos Moradores e Presidente do Conselho Gestor do CEU Paraisópolis; e Juliana Gonçalves, Associação das Mulheres de Paraisópolis.

Como você se sente sobre isso?
Joildo Santos
ESCRITO POR

Joildo Santos

Comunicador e fundador do jornal Espaço do Povo, em Paraisópolis, onde desde 2007 narra o cotidiano e as potências das favelas brasileiras. CEO da CRIA S/A e presidente do Instituto Crias, é referência em comunicação de impacto social, conectando marcas, organizações e empreendedores da periferia para gerar oportunidades, renda e novos imaginários sobre as comunidades.

Ver todos os artigos de Joildo Santos →