Paraisópolis, São Paulo terça-feira, 13 de janeiro de 2026

AES Eletropaulo substituiu 12.579 chuveiros no Complexo Paraisópolis

Iniciativa contribui para reduzir em até 30% o valor da fatura de energia

[dropcap]A[/dropcap] AES Eletropaulo substituiu gratuitamente 12.579 chuveiros convencionais por aparelhos mais econômicos nas comunidades de Paraisópolis, Jardim Colombo e Porto Seguro. A distribuidora investiu R$ 7 milhões na ação, que contribui para reduzir em até 30% o valor das faturas de energia elétrica.

Os equipamentos fabricados pela Rewatt – empresa de Belo Horizonte, funcionam integrados com recuperadores de calor, que pré-aquecem a água antes de chegar ao chuveiro. O aquecimento é realizado em até 20 segundos por uma plataforma de plástico instalada no chão do banheiro, em formato de tapete, que conta com sistema de calor de alumínio acoplados.

A ação também teve como foco o uso consciente da energia elétrica. “Além de ajudar o meio ambiente, as famílias percebem a diferença na hora de pagar a conta de energia. Tivemos ainda a preocupação de orientar a população sobre como economizar eletricidade”, explica José Cavaretti, gerente de novos mercados da AES Eletropaulo.

O projeto durou 18 meses e contou com a participação de 15 agentes multiplicadores das próprias comunidades. Esses agentes visitaram os moradores, esclareceram as dúvidas e fizeram o cadastro das famílias interessadas em receber o benefício, além de acompanhar a instalação dos chuveiros. “O engajamento dos moradores foi fundamental para o sucesso da iniciativa e para entendermos as necessidades do local”, concluiu Cavaretti.

“Essa iniciativa da Eletropaulo em contratar e com o apoio do SENAI qualificar a mão de obra da própria comunidade garantiu o sucesso da execução do projeto, além de contar com o acompanhamento da União dos Moradores durante todo esse processo”, diz Rejane dos Santos, coordenadora das equipes de campo.

Como você se sente sobre isso?
Joildo Santos
ESCRITO POR

Joildo Santos

Comunicador e fundador do jornal Espaço do Povo, em Paraisópolis, onde desde 2007 narra o cotidiano e as potências das favelas brasileiras. CEO da CRIA S/A e presidente do Instituto Crias, é referência em comunicação de impacto social, conectando marcas, organizações e empreendedores da periferia para gerar oportunidades, renda e novos imaginários sobre as comunidades.

Ver todos os artigos de Joildo Santos →

Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/espacodob96fd3be/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *