Vacinação contra gripe é prorrogada até 30 de junho no Estado de São Paulo

vacina_metro2

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Imunização é a forma de prevenção mais eficaz por evitar complicações e agravamento da doença

As estações outono e inverno favorecem o aumento dos casos de gripe e as suas complicações devido às condições climáticas e maior circulação do vírus. No começo desta semana, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou a prorrogação da vacinação contra a gripe para toda a população acima dos 6 meses de idade durante todo o mês de junho. 

O objetivo é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra o vírus Influenza, responsável pelas infecções respiratórias. A vacina é considerada a forma de prevenção mais eficaz por evitar complicações e agravamento da doença. “Gripes e resfriados, se não tratados adequadamente, podem evoluir para uma infecção local ou das vias respiratórias, e até mesmo pneumonia. Portanto, a vacina é a melhor maneira de se proteger contra a infecção pelo vírus”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang D’Agostini. Segundo a diretora, a meta da campanha é superar os números do ano passado com mais pessoas imunizadas. Em 2023, foi registrada uma cobertura de 53% em todo o estado. 

Segundo a SES, entre março e maio deste ano, os 645 municípios paulistas vacinaram 29,7% dos grupos prioritários, dos quais fazem parte crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico, idosos, entre outros. Para se vacinar é preciso comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Na cidade de São Paulo, a imunização está sendo feita nas 471 UBSs de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBS integradas que funcionam das 7h às 22h e também aos sábados. Para consultar a unidade mais próxima, acesse a plataforma Busca Saúde. 

Segundo a Prefeitura de São Paulo, até o final de abril já haviam sido aplicadas 1.069.443 doses da vacina contra a gripe, o que totaliza quase 27% do grupo prioritário, composto por cerca de 4,5 milhões de pessoas em toda a cidade.

WhatsApp Image 2024-05-02 at 11.23.45
+ posts

Jornalista, repórter do Espaço do Povo e correspondente local de Osasco, na Grande São Paulo, na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.