STF condena mais 15 réus pelos ataques de 8 de janeiro
Agora o número de condenações referentes a esses acontecimentos alcança a marca de 86
O Supremo Tribunal Federal (STF), condenou outros 15 indivíduos acusados de envolvimento nos eventos ocorridos em 8 de janeiro do ano anterior, quando houve a invasão e vandalização dos edifícios que abrigam os Três Poderes, em Brasília.
Com esta decisão, o número de condenações referentes a esses acontecimentos alcança a marca de 86, com sentenças variando entre 3 e 17 anos de prisão.
Todos os veredictos foram proferidos durante sessões virtuais, nas quais os votos são emitidos eletronicamente. A maioria dos magistrados seguiu o parecer do relator, ministro Alexandre de Moraes, que se posicionou a favor da condenação em relação aos cinco delitos apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Os ministros Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e André Mendonça divergiram parcialmente, optando por condenar os réus por um número menor de acusações.
Ao final, as penas propostas por Moraes prevaleceram, variando entre 12 e 17 anos de detenção. Todos os condenados foram acusados de associação criminosa armada, vandalismo qualificado, danos ao patrimônio histórico, conspiração contra o Estado e subversão violenta do regime democrático.
Os 15 réus agora sentenciados foram também obrigados a pagar, de forma solidária, uma multa de R$ 30 milhões por danos morais coletivos, assim como os outros condenados.
Na última terça-feira (20), o STF tornou réus sete membros da antiga liderança da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), todos acusados de negligência no caso.
Segue abaixo a lista dos 15 novos condenados:
- Adalgiza Maria Dourado
- Alessandra Faria Rondon
- Ana Carolina Isique Guardieri Brendolan
- Andre Luiz Barreto Rocha
- Crisleide Gregorio Ramos
- Daniel Soares do Nascimento
- Diego Eduardo de Assis Medina
- Ines Izabel Pereira
- Joelton Gusmao de Oliveira
- Levi Alves Martins
- Luiz Fernando de Souza Alves
- Nara Faustino de Menezes
- Regina Aparecida Modesto
- Tiago dos Santos Ferreira
- Valeria Rosa da Silva Oenoki
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.