Anvisa torna permanente a entrega de remédios em casa
A agência de saúde decidiu tornar definitiva a iniciativa que surgiu durante a pandemia de covid-19.
Nesta terça-feira (26) a Anvisa (Agência Nacional de Saúde de Vigilância Sanitária) tornou definitiva a entrega de remédios controlados nas residências dos pacientes. A iniciativa que surgiu durante a pandemia, tinha apenas caráter provisório, agora tornou-se permanente.
A única alteração desta medida é quantidade de remédios que podem ser entregues, antes eram 18 ampolas, agora são apenas 5 ou quantidade de remédios suficientes para 60 dias de tratamento.
Antes da pandemia de covid-19, a entrega de medicamentos controlados não era concedido, considerando o benefício da população, a Anvisa alterou a Portaria SVS/MS 344/1998, permitindo a entrega permanente dos remédios. Para realizar a entrega de medicamentos, as farmácias e drogarias precisam seguir algumas regras:
- O estabelecimento deve buscar a receita médica ou receber em formato eletrônico antes de fazer a entrega;
- As informações da receita devem ser checadas, como tipo, quantidade, validade. O farmacêutico deve orientar o paciente sobre os cuidados necessários;
- Estabelecimento deve reter a via original da prescrição médica;
- Farmácias e drogarias devem manter em seus sistemas dados dos pacientes para acompanhamento e fiscalização das autoridades sanitárias;
- No momento da entrega do remédio, devem ser colhidas as assinaturas necessárias;
- Estão autorizados a fazer entrega remota de medicamentos controlados a estabelecimentos privados, públicos e para programas governamentais.
Fonte: Anvisa
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.