Governo anuncia programa para redução no preço de carros populares

o evento contou com discurso do vice-presidente Geraldo Alckmin sobre medidas de curto prazo para ampliar o acesso da população a carros novos

Nesta quinta-feira (25), dia da Indústria, o governo federal anunciou novo programa para contribuir para o acesso das pessoas aos carros populares, com o objetivo de “alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro”.

O programa foi anunciado em reunião no Palácio do Planalto, contou além da presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), como  representantes do setor automotivo. As medidas foram esboçadas por Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O tema vem sendo discutido desde o dia 04/05 onde o presidente Lula, durante um discurso, demonstrou intenção em diminuir os valores dos veículos ao dizer que “carro de R$ 90 mil não é popular”. Atualmente, os carros zero mais baratos no Brasil tem preço em média de R$ 68 mil.

No pronunciamento, Alckmin propôs medidas de curto prazo para ampliar o acesso da população a carros novos e alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro, além de quanto mais critérios a indústria adotar, maior será o desconto no valor final. 

Mas, os detalhes ainda serão discutidos com o Ministério da Fazenda, que terá 15 dias para anunciar cada faixa de desconto para os carros novos. 

Aline Almeida

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Ver todos os artigos