Covid-19: Confira o atual cronograma de imunização para cada faixa etária
Para receber dose de reforço bivalente contra Covid-19 é necessário estar com a primeira etapa de vacinação em dia
Nesta segunda-feira (27), começou uma nova etapa da campanha de vacinação contra o vírus Covid-19 com o reforço bivalente da vacina da Pfizer, que é uma atualização do imunizante e que também protege contra a cepa original e as subvariantes ômicron.
Portanto, antes de se vacinar é necessário estar com as etapas da monovalente em dia, quem só tomou uma dose até agora, vai precisar tomar a segunda dose da primeira versão de imunização (monovalente) para assim dar sequência ao cronograma de reforço com a bivalente. “Essas pessoas que têm essa vacinação já feita, desde que tenham se passado quatro meses da última dose, podem receber a bivalente”, disse o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha ao portal Agência Brasil.
Cronograma de vacinação Monovalente:
– 6 meses a 4 anos
Duas doses com intervalo de 28 dias.
– 5 a 11 anos
Duas doses com intervalo de 28 dias.
– 12 a 39 anos
Dose 1, dose 2 e dose 3 com 4 meses de intervalo entre as doses.
– 40 anos ou mais
Dose 1, dose 2, dose 3 e dose 4 com 4 meses de intervalo entre as doses.
Ordem do cronograma de vacinação Bivalente:
– 1ª fase (já disponível): pessoas a partir de 70 anos, imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhos, quilombolas e que vivem em instituições de longa permanência;
– 2ª fase: pessoas de 60 a 69 anos;
– 3ª fase: gestantes e puérperas;
– 4ª fase: profissionais de saúde.
“A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos melhor resposta”, concluiu o diretor ao portal Agência Brasil.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.