Covid-19: Ministério da Saúde anuncia cronograma de reforço de vacinação
As vacinas bivalentes da Pfizer serão aplicadas a partir de fevereiro como estratégia de reforço contra o vírus
O Ministério da Saúde começa uma nova campanha de vacinação no dia 27/02, com o objetivo de reforçar a imunização da população contra a Covid-19, especialmente em relação à variante Ômicron. O uso emergencial de duas vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19 foi aprovado pela Anvisa em novembro do ano passado.
Na primeira etapa, as pessoas serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer, para isso, quem só tomou uma dose até agora, vai ter que tomar ainda a segunda dose da primeira versão da vacina.
Ordem do cronograma de vacinação divulgada pelo ministério ainda sem as datas específicas:
- 1ª fase: pessoas a partir de 70 anos, imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhos, quilombolas e que vivem em instituições de longa permanência;
- 2ª fase: pessoas de 60 a 69 anos;
- 3ª fase: gestantes e puérperas;
- 4ª fase: profissionais de saúde.
O ministério também quer intensificar a campanha com a vacina monovalente para maiores de 12 anos. A ideia é aumentar a cobertura vacinal nesses outros públicos, além dos grupos prioritários. A recomendação é:
- Uma dose de reforço para quem tem até 40 anos.
- Duas doses de reforço para quem tem mais de 40 anos.
A Pfizer, assim como a Anvisa, reforça que a vacina monovalente original continua sendo importante no combate ao Coronavírus.
O Ministério garantiu para fevereiro a antecipação para as crianças de:
- 8,5 milhões de doses da Pfizer baby;
- 9,2 milhões de doses da Pfizer pediátrica;
- 2,6 milhões de doses da CoronaVac.
Também em fevereiro o Ministério realizará uma campanha de informação nos meios de comunicação para conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 e das doses de reforço.
Saiba mais no site do Ministério da Saúde: www.gov.br/saude
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.