Por Fábio Di Barro
´´Vote com Orgulho“ foi o tema da 26ª parada do orgulho LGBTQIA+ , que aconteceu no último domingo (18), na cidade de São Paulo. 19 trios elétricos cruzaram a Avenida Paulista, comandados por vários artistas renomados dentre eles: Pablo Vittar, Ludmilla, Luisa Sousa, Tiago Abravanel, Lexa, Pepita, dentre outros ligados a cena LGBTQIA+. O objetivo do evento, que acontece todos os anos, foi reafirmar o compromisso da comunidade junto às eleições de 2022.
Após dois anos sendo comemorada de forma online devido às restrições da pandemia, a celebração retornou às ruas em grande estilo. Segundo dados veiculados pela imprensa que cobriu o evento, aproximadamente 4 milhões de pessoas ocuparam a avenida Paulista desde o Museu de Arte de São Paulo – MASP, até a Praça Franklin Roosevelt – na República, entre o público participante da parada, 60% eram homens e 48% mulheres nas faixas etárias de 18 e 24 anos.





Anterior Próximo
Os desfiles começaram por volta do meio-dia, com alguns representantes da classe fazendo discursos em prol dos direitos humanos e políticos da comunidade. Por volta das 10h a avenida já começava a ficar colorida com seus personagens e balões de diversas cores e estilos. Várias famílias e apoiadores da causa começaram a se aglomerar no local de concentração. Na oportunidade entre os discursos feitos no evento, a presidenta da APOLGBT-SP (Associação da Parada do orgulho LGBT da cidade de São Paulo), Claudia Garcia disse: ¨É um prazer imenso retornar às ruas e reforçar ao público da sua responsabilidade em apoiar representantes comprometidos com um Brasil mais justo e igualitário ̈
Fábio Di Barro