Paraisópolis, São Paulo terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Sem categoria

Vote com orgulho

Por Fábio Di Barro

´´Vote com Orgulho“ foi o tema da 26ª parada do orgulho LGBTQIA+ , que aconteceu no último domingo (18), na cidade de São Paulo. 19 trios elétricos cruzaram a Avenida Paulista, comandados por vários artistas renomados dentre eles: Pablo Vittar, Ludmilla, Luisa Sousa, Tiago Abravanel, Lexa, Pepita, dentre outros ligados a cena LGBTQIA+. O objetivo do evento, que acontece todos os anos, foi reafirmar o compromisso da comunidade junto às eleições de 2022.

Após dois anos sendo comemorada de forma online devido às restrições da pandemia, a celebração retornou às ruas em grande estilo. Segundo dados veiculados pela imprensa que cobriu o evento, aproximadamente 4 milhões de pessoas ocuparam a avenida Paulista desde o Museu de Arte de São Paulo – MASP, até a Praça Franklin Roosevelt – na República, entre o público participante da parada, 60% eram homens e 48% mulheres nas faixas etárias de 18 e 24 anos.

Foto Site Jornal Espaço do Povo (44)
Foto Site Jornal Espaço do Povo (45)
Foto Site Jornal Espaço do Povo (46)
Foto Site Jornal Espaço do Povo (47)
Foto Site Jornal Espaço do Povo (48)

Anterior Próximo

Os desfiles começaram por volta do meio-dia, com alguns representantes da classe fazendo discursos em prol dos direitos humanos e políticos da comunidade. Por volta das 10h a avenida já começava a ficar colorida com seus personagens e balões de diversas cores e estilos. Várias famílias e apoiadores da causa começaram a se aglomerar no local de concentração. Na oportunidade entre os discursos feitos no evento, a presidenta da APOLGBT-SP (Associação da Parada do orgulho LGBT da cidade de São Paulo), Claudia Garcia disse: ¨É um prazer imenso retornar às ruas e reforçar ao público da sua responsabilidade em apoiar representantes comprometidos com um Brasil mais justo e igualitário ̈

Fábio Di Barro

Como você se sente sobre isso?
ESCRITO POR

Redação Cria Brasil

Comunicador e colaborador do jornal Espaço do Povo, onde desde 2007 narra o cotidiano e as potências das favelas brasileiras.

Ver todos os artigos de Redação Cria Brasil →