Novo golpe no Instagram rouba dados de usuários e expõe mulheres
Golpistas clonam conta de usuárias e compartilham links com vírus para roubar dados dos aparelhos celulares.
Nas últimas semanas, um novo golpe tem ganhado força nas redes sociais. O chamado “golpe dos OnlyFans”, em que é disponibilizado um link na bio ou postagens no perfil do Instagram, ao clicar, o usuário poderá ter seus dados roubados através de um vírus de internet.
O método deste golpe segue um padrão: o principal alvo são contas de mulheres, de diversas idades. São perfis públicos no Instagram e, normalmente, com poucos seguidores. Geralmente algumas fotos são roubadas destas contas, e é criado um perfil falso com o mesmo nome ou um muito parecido com o da conta original. Desta maneira, aparenta que o usuária fez um novo perfil no Instagram e está divulgando suas fotos em um site de conteúdo adulto, o que pode despertar a curiosidade dos demais usuários.
Porém o link compartilhado no perfil não tem relação com nenhum site, trata-se de um malware disfarçado, também conhecido como vírus. Ao acessar este link, é instalado um software que rouba informações do aparelho celular, como dados de contas bancárias e senhas pessoais.
Geralmente os golpistas preferem contas menores, pois suas reclamações no Instagram podem levar mais tempo para serem respondidas. Além de ser mais crível uma pessoa comum criar uma conta em um site de conteúdo adulto, que uma pessoa famosa.
Atualmente, o México é uma dos países que buscam coibir este tipo de crime. Existem leis que protegem a reputação do usuário referente ao uso indevido de imagens em redes sociais, assim como roubo de informações pessoais, senhas e dados bancários.
No Brasil , as leis referentes ao uso da internet evoluem lentamente para combater essas práticas. Porém ainda não existem leis que amparem especialmente as mulheres em denúncias relacionadas a roubo de identidade em redes sociais e uso indevido de imagem em redes sociais.
Algumas dicas podem te ajudar a proteger sua conta deste tipo de golpe:
- Se possível deixe sua conta pessoal privada, assim todo pedido de amizade passará pela sua avaliação.
- Use o serviço de autenticação em duas etapas, esse procedimento deixará sua conta mais segura e dificultará o acesso de golpistas.
- Em hipótese alguma clique em link que considere suspeitos
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.