Vai fazer compras nesta Black Friday? Confira dicas para evitar golpes

 Vai fazer compras nesta Black Friday? Confira dicas para evitar golpes

85% das pessoas pretendem fazer compras nesta Black Friday, segundo pesquisa do Mercado Livre

Nesta sexta-feira (29) acontecerá a Black Friday, o esperado dia de grandes promoções nas lojas de todo Brasil. Porém, assim como os grandes descontos, os golpes também já estão acontecendo. A SENACON (Secretaria Nacional do Consumidor) preparou dicas para evitar que os consumidores caiam em golpes, fraudes ou práticas abusivas neste período de compras. 

Primeiramente é importante que o consumidor pesquise com antecedência os preços dos produtos para ser atraído por promoções enganosas, a SENACON orienta a monitorar os preços através de ferramentas online e fazer comparação dos preços antes da Black Friday. 

Desconfie de ofertas muitos abaixo do padrão de mercado, preços muito baixos podem esconder armadilhas ao consumidor, como golpes em sites fraudulentos. Outra dica é pesquisar muito bem o vendedor e sua reputação antes de comprar, poderá acessar essas informações através do histórico de vendas do vendedor no site ou através de sites como o Reclame Aqui ou Redesim.

Leia com atenção a descrição do produto, a falta de informações claras pode configurar violação do Código de Defesa do Consumidor. Fique atento também às informações sobre prazo de entrega e valor do frete, é necessário que todas as informações estejam disponíveis no site no momento da compra.

“Essa é uma época em que as armadilhas se multiplicam. Vamos reforçar a nossa atuação para identificar práticas enganosas, como o aumento artificial de preços antes do período promocional”, alerta Wadih Damous, secretário da SENACON.

Outras dicas da Senacon para compras mais seguras na Black Friday:

  • Verifique a reputação da loja, especialmente em sites de reclamação e nos canais oficiais de consumidores.
  • Compare os preços com antecedência para avaliar se os descontos oferecidos são reais.
  • Desconfie de promoções exageradas e ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
  • Prefira fazer compras em sites e estabelecimentos conhecidos e com boa reputação.
  • Leia atentamente as políticas de devolução e de reembolso antes de confirmar a compra.

Fonte: SENACON

Digiqole Ad
+ posts

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.

Relacionados