Organizada pela União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP), com apoio de 16 entidades e em parceria com algumas empresas privadas, a festa junina realizada em Paraisópolis irá homenagear este ano o maior ícone da cultura nordestina e grande representante da cultura popular brasileira, Luiz Gonzaga. Sua música e sua história será plano de fundo para a festa mais tradicional da comunidade, que acontece neste domingo (28) a partir das 14h.
Com o tema “Amor ao baião para não esquecer do sertão” , a festa irá homenagear também os migrantes nordestinos, que representam 85 % dos 100 mil habitantes da segunda maior comunidade de São Paulo. Essa identidade está especialmente ligada a cultura dos moradores que vieram do nordeste ou são filhos de nordestinos.
Cerca de 20 barracas serão montada na rua com brincadeiras e comidas típicas nordestinas, como tapioca, paçoca, milho verde, quentão, entre outros. A festa, realizada há mais de 20 anos sempre em locais diferentes na comunidade, este ano será na Rua Melchior Giola, na quadra central em frente à Rádio Claro Nova Paraisópolis. A expectativa de acordo com a União é que mais de 4 mil pessoas participem do evento.
Jornalista, produtora cultural, diretora de comunicação da Cria Brasil, agência de comunicação de território de favela que surgiu com o compromisso de gerar impacto social positivo nas comunidades do país.