Risoto de abóbora fácil e com ingredientes baratinhos
Que tal darmos ao bom e velho arroz uma cara mais sofisticada, com poucos ingredientes, saudáveis e baratinhos? Parece impossível, mas não é, basta um pouquinho de criatividade e ousadia.
Posso chamar risoto, ou apenas de um arroz incrementado, dado que para fazer risoto, deveríamos utilizar o arroz chamado arbóreo, uma variedade italiana de arroz. O seu nome vem da comuna de arbóreo, na região do Piemonte. Ele é rico em amilopectina, o que confere a ele uma cremosidade que não encontramos no arroz comum, mas seu custo é um pouquinho salgado! Por isso, vou te dar uma dica para usar o arroz comum!
Para dar a esse arroz essa sofisticação você vai precisar de:
2 xícaras de arroz cru (sem lavar)
1 cebola média picadinha (em Brunoise – quadradinhos pequenininhos)
150 gramas de abóbora cabotiá cozida no vapor e amassada com um garfo
2 colheres de chá de gengibre fresco ralado
100 ml de leite de coco
3 xícaras de caldo de legumes (deixe sobrar um pouco mais caso necessite)
Sal q.b. (quanto baste)
3 colheres de sopa de óleo ou azeite
Cebolinha, salsa ou coentro para finalizar.
Modo de fazer:
Amasse a abóbora com um garfo, sem deixar mole demais. Junte o leite de coco, o gengibre e o sal, faça um purê grosso e reserve. Em uma panela, coloque o azeite, deixe aquecer e doure as cebolas. Junte o arroz e deixe dar uma tostadinha (nessa hora, se quiser, pode pingar um dedinho de cachaça).
Acrescente a água e abaixe o fogo. Quando estiver secando, o suficiente para ver os furinhos no arroz, coloque o purê e mexa. Abaixe o fogo e continue cozinhando. Se necessário, pingue mais caldo de legumes. Ele vai ficar um arroz mais molhadinho, que é a consistência do risoto.
Finalize seu arroz com salsa ou coentro picadinhos e sirva na hora. O que sobrar, você pode fazer um bom bolinho de arroz. Mas isso é assunto para outra edição.
Mônica Rydlewski
Bailarina, produtora de eventos, atua em Paraisópolis há 11 anos. Hoje, além de colunista do Jornal Espaço do Povo e de criadora de conteúdo na Agência Cria Brasil Comunicação, a chefe de cozinha desenvolve diversas atividades voltadas à gastronomia dentro da comunidade.