Na manhã desta segunda-feira, 15, foi lançado no CEU Paraisópolis o projeto Skate Solidário, idealizado pelo skatista Marcelo Índio. Patrocinada pela Nestlé, a iniciativa da ONG Skate Solidário em parceria com a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP), irá beneficiar 160 crianças e adolescentes da comunidade.
Marcelo Índio já desenvolvia ações em Paraisópolis, e por conhecer bem as necessidades e as poucas opções de cultura e lazer, decidiu trazer o projeto para a comunidade. “Além do trabalho físico e do desenvolvimento motor e cognitivo, buscaremos ofertar espaços saudáveis de socialização, convivência e fortalecimento de vínculos, buscando prepará-los para viver em sociedade, utilizando o respeito como base norteadora de suas ações”, afirmou.
O projeto vai contemplar moradores da comunidade e entorno que tenham entre 8 e 16 anos e que estejam matriculados em uma rede de ensino. O lançamento contou com a presença do Secretário de Esportes, Celso Jatene, que destacou a importância do esporte no País. “A gente sabe que o skate, hoje é o segundo esporte mais popular do Brasil, ele disputa o espaço com o MMA, mas a vantagem do skate é que quem gosta pratica“. Jatene afirmou que a prefeitura irá requalificar e construir novas pistas de skate na cidade de São Paulo.
Segundo Joildo Santos, presidente em exercício da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, o projeto visa proporcionar o desenvolvimento e a prática da cidadania, integrando os alunos na sociedade para mostrar que o esporte é uma atividade saudável. Para Joildo, o mercado do skate é amplo e tem pouca mão de obra especializada e o projeto pode proporcionar que os alunos futuramente tornem-se professores.
Fotos: Francisca Rodrigues
Jornalista, produtora cultural, diretora de comunicação da Cria Brasil, agência de comunicação de território de favela que surgiu com o compromisso de gerar impacto social positivo nas comunidades do país.