Jovens de Paraisópolis participam do filme Na Quebrada
- Francisca Rodrigues
- 7 de novembro de 2014
- 0
Moradores de Paraisópolis, os atores Daiana Andrade e Michael Eduardo Guimarães fazem parte do elenco do filme Na Quebrada, dirigido por Fernando Grostein Andrade.
Michael Eduardo (Dudu) interpretou o personagem “Mete Bala”. Para ele, além de ser uma experiência incrível, foi também a realização de um sonho. “Ver como tudo funciona por trás das telas e me ver no cinema, tudo isso foi magnífico.”
O longa, inspirado em histórias reais, segue a trajetória de jovens moradores da periferia de São Paulo, como Júnior, talentoso no conserto de televisões; Zeca, que testemunhou uma chacina; Gerson, cujo pai está na prisão desde que nasceu e Joana, garota que sonha com a mãe desconhecida.
“O Filme foi minha primeira experiência na Telona. A Primeira de muitas outras, espero”, disse Daiana, que interpretou Joana no filme.
Entre histórias de perdas e violência, os jovens descobrem uma nova maneira de expressar as suas ideias e as suas emoções: o cinema. Os personagens foram inspirados em alunos da ONG Instituto Criar.
Veja perfil dos atores
Nome: Michael Eduardo Lima Guimarães
Idade: 16 anos
Começou a fazer aula de teatro em 2008, aos 10 anos de idade, no “Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis”. Com o grupo do Einstein fez sua primeira apresentação em um teatro grande. Sua primeira experiência com o palco aconteceu também em 2008, quando participou de um espetáculo chamado “Paraisópolis”. Depois disso participou de outras montagens como: Ilha do Tesouro de Paraisópolis (2008), Dom Quixote (2010) e Estado de Sítio (2013). Em 2011 começou a participar do Sarau de Paraisópolis e montou um grupo chamado Idiotas Inferiores. Seu primeiro trabalho remunerado como ator aconteceu em 2012, quando participou de um teste e foi aprovado para fazer o musical chamado “Uma Viagem ao Mundo da Música”. Em 2013 passou em um teste para participar do longa metragem “Na Quebrada” .
Nome: Daiana Andrade Leite
Idade: 21 anos
Nascida e criada em Paraisópolis, ou Cidade Paraíso, como gosta de dizer, Daiana iniciou no teatro em 2009, com 16 anos, no programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis. É formada em técnico em artes dramáticas pelo SENAC e também em Produção Audiovisual, Técnicas Sócios Culturais pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. O teatro foi a ferramenta de transformação que Daiana encontrou para atingir muitos que estão a sua volta. Ela acredita que com arte, cultura e educação é possível transformar de forma positiva o ser humano. Começou fazendo isso em Paraisopolis, apresentando-se nas ruas, nos saraus, nas escolas e instituições . Em 2013, após ter passado no processo de seleção do Longa Metragem “Na Quebrada” viu que sonhar compensa!
Fique Ligado!
Na Quebrada traz a importância das ONGs nas periferias e apresenta amplo processo realizado pelos alunos do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, ONG paulistana fundada em 2003 pelo apresentador de TV Luciano Huck. O Instituto promove o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. Anualmente, 150 jovens com idade entre 17 e 20 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica, têm formação técnica e sociocultural.
Em Paraisopolis é possível fazer a inscrição para o processo seletivo no Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis. Saiba mais em: www.institutocriar.org
Jornalista, produtora cultural, diretora de comunicação da Cria Brasil, agência de comunicação de território de favela que surgiu com o compromisso de gerar impacto social positivo nas comunidades do país.