Campanha junho vermelho incentiva a doação de sangue
O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quarta-feira, 14 de junho. A data foi criada em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas.
A ação, feita pelo Ministério da Saúde, busca conscientizar sobre a causa e converter doadores esporádicos em doadores regulares, ajudando a salvar a vida de milhares de pessoas no país inteiro. Em todos estes jogos, independente do resultado, todo o Brasil sai vitorioso.
Junho Vermelho, para o Brasil, tem ainda mais relevância, pois neste período do ano, o país sente a queda das temperaturas e, em seguida, as férias, que provocam uma baixa de comparecimento de doadores: os estoques de sangue caem, em média, 30%.
O que é preciso para ser doador?
Para doar sangue é necessário portar documento com foto, estar bem alimentando, em boas condições de saúde e repouso, pesar mais de 50 kg e ter idade entre 16 a 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. O procedimento leva em torno de 40 minutos, contando desde o cadastro e triagem até o lanche após a doação. O próprio processo de doação leva em torno de 7 a 10 minutos.
Clique aqui e veja os locais de hemocentros em São Paulo
http://www.prosangue.sp.gov.