Vacinação contra gripe é prorrogada até 14 de julho no Estado de SP

 Vacinação contra gripe é prorrogada até 14 de julho no Estado de SP

Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo

Baixas temperaturas e o ar seco propiciam a proliferação do vírus

O Governo do Estado de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a influenza, vírus causador da gripe, até o dia 14 de julho. O objetivo da medida é aumentar a cobertura vacinal. Entre abril e junho deste ano, os 645 municípios paulistas aplicaram 5.573.549 doses para os grupos prioritários, compostos por crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico, idosos, dentre outros. No mesmo período, foram aplicadas 2.635.530 doses para os grupos sem comorbidades.

Para se vacinar é preciso comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Na cidade de São Paulo a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas no mesmo horário. Para encontrar a unidade mais próxima, acesse a plataforma Busca Saúde.

Importante ressaltar que o inverno, as baixas temperaturas e o ar seco propiciam a proliferação do vírus da influenza, facilitando a transmissão de doenças respiratórias como gripe, rinite, além do agravamento de quadros de asma e sinusite. Além de manter o calendário vacinal atualizado, adotar algumas práticas como lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel; utilizar lenços descartáveis ao tossir e espirrar, caso não seja possível, utilizar a parte interna do braço para cobrir a boca e o nariz; manter o ambiente arejado; beber bastante água e ter uma alimentação saudável ajudam a evitar contrair vírus respiratórios.

Digiqole Ad
+ posts

Jornalista, repórter do Espaço do Povo e correspondente local de Osasco, na Grande São Paulo, na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados