Dignidade menstrual: SUS vai distribuir absorventes gratuitamente
Governo Federal lançou nesta quinta-feira (09/03) o programa de distribuição de absorventes que atenderá pessoas de baixa renda.
O presidente Lula assinou o decreto que cria o Programa de Proteção à Dignidade Menstrual. O projeto distribuirá absorventes e outros produtos para higiene menstrual através do SUS (Sistema Único de Saúde), para pessoas em situação de vulnerabilidade social e aquelas que estão no sistema prisional ou cumprindo medidas socioeducativas.
A iniciativa seguirá os mesmos critérios do Bolsa Família, e incluirá estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade extrema. O Ministério da Saúde reforça que o programa será voltado para todas as pessoas que menstruam, atenderá mulheres cisgênero, homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e intersexo.
Conforme dados do Ministério da Saúde, cerca de 8 milhões de pessoas serão beneficiadas pela iniciativa, que terá um investimento público de R$418 milhões ao ano. O programa irá assegurar o acesso da população aos absorventes, e dará visibilidade sobre o direito à liberdade escolar e a carreira profissional, além de permitir que as pessoas que menstruam tenham uma vida sexual e reprodutiva mais saudáveis.
Como relata Ana Nery Lima, especialista em gênero e inclusão na ONG Plan International Brasil “A dignidade menstrual também diz respeito à dignidade humana. Quando as pessoas acessam instalações e insumos seguros e eficazes para administrar sua higiene menstrual, são capazes de administrar sua menstruação com dignidade”
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.