São Paulo promove nesta semana ações de cuidados para mulheres

 São Paulo promove nesta semana ações de cuidados para mulheres

Crédito: Divulgação SESA

Programa Avança Saúde Mulher, que é dedicado ao Dia Internacional da Mulher, busca ampliar o cuidado e atenção em saúde para diferentes públicos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza entre os dias 6 e 11 de março mais uma edição do Avança Saúde Mulher, em todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. O programa, voltado para a promoção em saúde de mulheres, cisgênero e transexuais, contará também com um Dia D de intensificação dos atendimentos e abordagens no sábado (11), com abertura de todas as UBSs. No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a iniciativa busca ampliar o cuidado e atenção em saúde para diferentes públicos.

A programação conta com consultas de enfermagem e médica com coleta do exame Papanicolau e solicitação de mamografia, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite, triagem odontológica, vacinação com busca ativa, avaliação e aconselhamento nutricional, atualização do cartão da gestante e cadastramento no programa Mãe Paulistana, e também  cadastramento do público elegível no programa Território Inclusivo.

Haverá intensificação da vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, como uma importante ação na prevenção do câncer de colo de útero. 

Na próxima quarta-feira (08/03), as mulheres em situação de rua contarão com ação especial na UBS Cambuci e será ofertado o implante intradérmico, método contraceptivo de longa ação. As equipes da UBS também realizarão uma busca ativa em todo o município, com o objetivo de ampliar o acesso à assistência em saúde a essa população.

Para a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Sabino Fonseca, as atividades executadas no Avança Saúde intensificaram o cuidado à população após a fase mais aguda da pandemia.

“Mobilizamos toda a nossa rede no intuito de promover atenção especial em saúde para diferentes públicos. Como consequência, reforçamos a importância do trabalho realizado por quem está na ponta e coletamos informações para fins de desenvolvimento de novas políticas públicas”, explicou.

Para encontrar a unidade mais próxima acesse o link: Busca Saúde 

FONTE: Prefeitura de São Paulo

Digiqole Ad

Relacionados