Programa nacional reduz filas cirúrgicas do SUS em cinco Estados 

 Programa nacional reduz filas cirúrgicas do SUS em cinco Estados 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A expectativa é que o novo programa alcance a marca de mais de 500 mil cirurgias

Segundo o Ministério da Saúde, cinco estados brasileiros podem zerar a fila de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os estados estão: Tocantins, Sergipe, Piauí, Paraíba e Mato Grosso do Sul. 

Conforme as informações divulgadas, até o mês de outubro de 2023, 350 mil cirurgias foram feitas no Brasil, sendo mais de 70% da meta do Programa Nacional de Redução de Filas.

Sendo considerado um dos maiores desafios do SUS, o Ministério acredita que o novo programa irá reduzir a espera de pacientes por procedimentos que ficaram parados, inclusive, por conta da pandemia covid-19. O investimento anunciado pelo Governo Federal em fevereiro do ano passado é de R$ 600 milhões.

A expectativa é que o novo programa alcance a marca de mais de 500 mil cirurgias, abrangendo procedimentos como a retirada da vesícula biliar, retirada do útero, cirurgia de hérnia, cirurgia de catarata e remoção de hemorróidas. O programa tem uma duração inicial de um ano, com a possibilidade de prorrogação por um período igual. Essa medida visa não apenas atingir as metas estabelecidas, mas também proporcionar um impacto duradouro na redução das filas de cirurgias no país.

Digiqole Ad

Jornalista, criadora de conteúdo e escritora. Natural de São João da Boa Vista - SP, atua há mais de cinco anos com comunicação e jornalismo. Já atuou em veículos como Estadao e Diário de SP, onde cobriu entretenimento e cultura.

Relacionados