Novas regras para rótulos dos alimentos

 Novas regras para rótulos dos alimentos

Crédito: Talytha Cardoso/Agência Cria Brasil

 Fabricantes terão até 12 meses para trocar o modelo das embalagens

No início deste mês, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estabeleceu novas regras que devem acompanhar os rótulos de alimentos ultraprocessados. 

Segundo a Agência, o objetivo da nova regulação e cuidar da saúde da população, deixando as informações em relação aos ingredientes nas embalagens mais visíveis para o consumidor, com a descrição em letras pretas e fundo branco, dando maior destaque para os componentes. 

A reformulação dos rótulos, deve ser feita na frente da embalagem e de forma clara, com uma etiqueta contendo os ingredientes e seus teores como adição de açúcares, sal, óleo ou vinagres, ingredientes estes que podem levar o risco do surgimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabete. 

A alteração da tabela nutricional também se aplica a nova regra, em linhas gerais, as informações dos aditivos nos alimentos como a quantidade por porção, açúcares a cada 100 miligramas e outras especificações devem estar impressas nas embalagens dos produtos. 

Essa medida passou a valer para produtos fabricados a partir de 9 de outubro de 2022, tendo um prazo de 12 meses para os fabricantes se ajustarem à nova regra.

Digiqole Ad

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *