Dezembro Laranja: conscientização sobre a prevenção do câncer de pele

 Dezembro Laranja: conscientização sobre a prevenção do câncer de pele

Créditos: Canva

O câncer de pele não melanoma atinge 177 mil pessoas todos os anos.

Faltando poucos dias para o início do verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) dá início a Campanha Dezembro Laranja, trazendo o tema “Não espere sentir na pele”, que reforça os cuidados e as formas de prevenção contra o câncer de pele.

Várias horas de exposição ao sol e falta do uso do protetor solar, pode contribuir para o surgimento da doença, por isso, a prevenção é a forma mais eficaz de evitar esse tipo de câncer. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), 27% dos casos da doença se concentra no Brasil, apesar de ser mais comuns na faixa etária dos 40 anos, os jovens também precisa de cuidados. Quanto maior for a exposição aos raios solares, mais chances de ter a doença. Especialistas indicam que os cuidados com a saúde da pele deve ser feita ainda bebê, já que o surgimento da doença pode acontecer devido ao acúmulo de radiação solar ao longo dos anos.

Sintomas:

Pele com manchas que coçam, ardem, descamam e até chegam a sangrar, além de feridas que duram mais de quatro semanas, são indícios de câncer de pele não melanoma. Normalmente, a doença aparece no rosto, pescoço e orelhas. Apesar de não levar à morte, pode deixar a pele deformada. Por isso, a detecção precoce da doença ajuda no tratamento, elevando em altos índices de cura. Se sentir qualquer alteração na cor da pele, com alguma dessas características, é recomendado que a pessoa dirija-se a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), já que o tratamento para câncer de pele é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Como se prevenir:

Procure se proteger em lugares com sombra, nos horários das 10h às 16h. Faça uso frequente de protetor solar, mesmo quando não houver sol, e reaplique conforme a indicação descrita na embalagem do produto.

Digiqole Ad

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *