Paraisópolis, São Paulo terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Cultura

Racionais Mc’s recebem título de doutor honoris causa em cerimônia na Unicamp

O álbum “Sobrevivendo no Inferno (1997)”, faz parte das obras obrigatórias no vestibular da Unicamp desde 2020

Nesta quinta-feira (6), o grupo de rap Racionais Mc ‘s recebeu o  título de doutor honoris causa na Unicamp (Universidade de Campinas). A universidade considera o título como “distinção máxima” prevista no estatuto da instituição, o reconhecimento é concedido para personalidades que tenham contribuído de maneira notável para o progresso das ciências, das letras ou das artes, que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade ou prestado serviços relevantes à universidade. 

“A causa é maior que nós. Depois de nós, outros virão. Já chegaram, já estão aí, atuando de forma brilhante. Os jovens são o futuro. Vocês são a revolução online. A gente foi a faísca, lá na época das cavernas. Muito obrigado, sem palavras”. Revela Mano Brown

Desde a fundação da universidade, apenas 31 personalidades receberam o título honoris causa, entre elas  o professor Paulo Freire, o poeta Mário Quintana e o arquiteto Oscar Niemeyer.O álbum “Sobrevivendo no Inferno (1997)”, faz parte das obras obrigatórias no vestibular da Unicamp desde 2020. 
“Os Racionais MC’s extrapolam a fala do gueto, sem abandoná-lo. Não se restringem à crônica cotidiana, mas a revelam. Interpretam o Brasil a partir de outro lugar, por tempo demais percebido como objeto de reflexão e não como sujeito da própria reflexão”, justificaram os docentes no documento de proposição do título de doutor honoris causa.

Como você se sente sobre isso?
ESCRITO POR

Leonardo Almeida

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.

Ver todos os artigos de Leonardo Almeida →