Pesquisa revela que mais de 70% dos eleitores das comunidades já decidiram seu voto

 Pesquisa revela que mais de 70% dos eleitores das comunidades já decidiram seu voto

Crédito: Reprodução

Lula sai na frente com 36,35% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro assume o segundo lugar com 29,05%.

Faltando pouco mais de 50 dias para as eleições de 2022, uma pesquisa feita com 2 mil pessoas revela o perfil do eleitor que mora em favelas e periferias do Brasil. O estudo, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Favela Diz e encomendado pelo G10 Favelas, foi realizado por telefone entre os dias 28 de julho e 04 de agosto, com abrangência de 64 municípios.

“Minha ideia é de pesquisar de forma mais segmentada possível a favela/comunidade e a atenção dos candidatos para uma população de mais de 17 milhões de brasileiros, que por vezes ficam à margem das discussões”, conta Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas.

A pesquisa mostrou que o ex-presidente Lula é o favorito ao cargo na opinião 36,35% dos eleitores ouvidos, enquanto o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, é a escolha de 29,05%, uma diferença de cerca de 7% do primeiro colocado. O número representa a escolha espontânea dos participantes, ou seja, durante a abordagem o nome dos candidatos não foi mencionado pelos pesquisadores. Ainda sobre intenção espontânea de votos, o número de pessoas que “não sabem” responder, somado aos “nulos e brancos” representam quase 29%, fatia bastante considerável. 

Na pesquisa estimulada, quando o pesquisador indica o nome dos candidatos aos participantes, o número de “não sabem” e de “nulos e brancos” cai 10%, mas as posições do primeiro e segundo colocados não mudam e a diferença entre eles se mantém a mesma, 7%. Neste cenário, o candidato Ciro Gomes apareceu em 7% das respostas, Simone Tebet e André Janones somaram pouco mais de 1% cada, os outros candidatos à presidência não chegaram a 1% cada.

Lula também aparece como opção de voto para 20,51% dos participantes indecisos. Neste cenário, Ciro Gomes assume o segundo lugar, sendo considerado uma opção para 15,71% dos eleitores.

Já quando o assunto é o índice de rejeição, 45,24% dos ouvidos pela pesquisa afirmaram que não votariam no atual presidente Bolsonaro. O segundo colocado nessa categoria é o ex-presidente Lula com 32,09% e Ciro Gomes na sequência com 4,1%.

A pesquisa também trouxe simulações de 2º turno. Nessa categoria, o primeiro cenário coloca Lula como vencedor com 43,70% contra 30,70% de Bolsonaro. Em uma disputa entre Ciro Gomes (38,05%) e Bolsonaro (35,05%), o atual presidente também seria derrotado. 

Outro ponto abordado pela pesquisa, diz respeito a atuação do candidato à reeleição. Para 53,4% dos eleitores ouvidos pela pesquisa, o atual governo é avaliado como “ruim” ou “péssimo”. Para 30,45% a avaliação sobre o governo é “ótima” ou “boa”. Nessa categoria, 7,2% dos ouvidos não souberam responder.

A pesquisa Favela Diz foi registrada no TSE sob o número BR – 09451/2022 e divulgada na última terça-feira, 9 de agosto.

Digiqole Ad
+ posts

Jornalista com especialização em Políticas Públicas e Projetos Sociais. É editora do jornal Espaço do Povo, colaboradora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e host do podcast Manda Notícias.

Relacionados