O
papel da educação mudou, não se centraliza apenas nas escolas, cada vez mais abrem projetos educativos. Quanto mais integração entre as escolas, programas e os pais, mais chance de alcançar a identidade cultural do aluno, na qual acontece um aprendizado real e efetivo.
O Centro de Estudos Psicopedagógico Pró-Saber é um programa que desenvolve uma educação infantil de qualidade, paralelamente com a escola.
A Ong surgiu em Paraisópolis, em 2003, com o objetivo de ser uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), na época havia apenas uma escola na comunidade. Já em 2010, quando a comunidade passou a ter outras EMEI, o programa começou a atuar com o seu foco principal, educação complementar.
A participação dos pais é essencial para o desenvolvimento das crianças e de acordo com a diretora do projeto, Maria Cecília, as rodas de conversas com os pais são ótimas. “A comunicação do projeto com os pais são 100% e adoramos ter eles por aqui. Acredito que o projeto é um tripé, pois trabalhamos com as crianças, trabalhamos com as famílias e trabalhamos sair daqui de dentro com os projetos”.
A ONG desenvolve três programas para os alunos que estão nas escolas:
- Alfabetização: Sempre em parceria com alguma EMEI, atualmente é o Casarão, na qual faz um trabalho complementar com crianças.
- Leitura e Brincadeira: Para crianças de 4 a 12 anos com o objetivo de prepara-la para ingressar no fundamental e assim mergulhar na leitura e na brincadeira.
- Adolescentes: Alunos de ensino médio, 14 a 18 anos, na qual participam de oficinas culturais.
Por se tratar de uma organização não governamental, que não recebe recursos do governo, conta com apoio de empresas e pessoas físicas e assim podendo ajudar formar homens e mulheres para o futuro.
Como fazer parte do projeto – Marcia Azevedo Felix, liderança comunitária e coordenadora do projeto, quem faz as entrevistas para a seleção dos alunos. É só comparecer no Pró -Saber, que fica na Rua Manoel Antônio Pinto, 974.