Paraisópolis, São Paulo terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Destaque

Para 52% dos brasileiros, saúde mental é o principal problema de saúde no Brasil, aponta pesquisa

Relatório global revela que 52% dos brasileiros consideram o bem-estar mental o principal problema de saúde do país, marcando um salto de 34 pontos percentuais desde 2018.

A saúde mental consolidou-se como a principal crise de bem-estar no Brasil, superando o câncer e o estresse na lista de maiores preocupações da população. É o que aponta o mais recente estudo global da Ipsos, o Health Service Report 2025, divulgado nesta terça-feira (07).

O levantamento, realizado em 30 países, mostra que 52% dos brasileiros consideram a saúde mental o maior problema de saúde do país. O dado representa um aumento expressivo em relação a 2018, quando apenas 18% dos entrevistados tinham essa percepção.

Para Marcos Calliari, CEO da Ipsos Brasil, a pandemia de Covid-19 é um dos principais fatores que impulsionaram essa mudança de cenário, que também é observada globalmente. A média dos 30 países que citam o tema como principal preocupação na área da saúde saltou de 27% em 2018 para 45% em 2025.

Preocupações e Desafios do Sistema

Com o crescimento da percepção sobre o problema, a saúde mental se destacou das demais preocupações de saúde no Brasil:

Problema de SaúdePercentual de Preocupação (2025)Comparativo (2018)
Saúde Mental52%18%
Câncer37%57%
Estresse33%19%
Abuso de Drogas26%42%
Obesidade22%24%

Preocupações e Desafios do Sistema

O estudo também revela que o brasileiro está entre os mais preocupados com seu bem-estar psicológico. Cerca de 74% dos entrevistados no Brasil pensam “com muita frequência” sobre sua saúde mental, colocando o país em terceiro lugar no ranking global de preocupação, atrás apenas de México e África do Sul.

Apesar do aumento da conscientização, o acesso ao tratamento segue sendo um desafio. Os brasileiros apontam os longos tempos de espera por atendimento (43%) e a falta de investimentos no setor (39%) como os principais problemas do sistema de saúde.

Adicionalmente, 80% dos entrevistados acreditam que a maioria da população não consegue pagar por uma boa assistência médica, um índice que coloca o Brasil entre os líderes globais em percepção de inacessibilidade.

O relatório Ipsos Health Service Report 2025 ouviu 23.172 adultos em 30 países, sendo aproximadamente mil deles no Brasil.

Como você se sente sobre isso?
ESCRITO POR

Leonardo Almeida

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.

Ver todos os artigos de Leonardo Almeida →