O Ministério da Cultura (MinC) lança a 2ª edição do programa Rouanet nas Favelas, que destinará no mínimo R$ 10 milhões para o fortalecimento da produção cultural em territórios de favela de todo o país. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lançará o programa na próxima terça-feira, no Rio de Janeiro.
Realizado em parceria com a Vale, o programa amplia o acesso aos recursos da Lei Rouanet e reafirma o compromisso do Governo do Brasil com a democratização do incentivo cultural, a valorização da diversidade e o reconhecimento das expressões artísticas, das memórias e dos saberes produzidos nas periferias brasileiras.
O programa é importante para a periferia porque vai fortalecer a produção cultural em territórios de favela, valorizando a diversidade e as expressões artísticas locais. Isso pode ter um impacto positivo na economia e na autoestima da comunidade.
O Rouanet nas Favelas irá selecionar, no mínimo, 50 projetos culturais, com investimento de até R$ 200 mil por proposta, contemplando agentes culturais de oito localidades: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Distrito Federal (DF), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES). Poderão ser inscritas iniciativas nas áreas de artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual, humanidades, patrimônio cultural e museus.
A cerimônia de lançamento contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da diretora de Investimento Social Privado e Cultural da Vale, Mariana Luz, do secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, e do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Thiago Rocha Leandro, além de autoridades, representantes do setor cultural e lideranças dos territórios de favela.