Paraisópolis, São Paulo quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Cultura

Jovem da Restinga, periferia de Porto Alegre, brilha em escola de dança de Nova York

Crédito: Arquivo pessoal: instagram.com/llucasrieger

Sabe aqueles projetos que surgem em colégios públicos com foco em ajudar os alunos a se desenvolverem? Pois um deles, lá da Restinga, zona sul de Porto Alegre, foi a porta de entrada para um guri começar a sua trajetória no mundo da dança. A história de Lucas Rieger, 19 anos, é a de um menino que, a partir de uma iniciativa social, saiu da periferia de Porto Alegre e chegou a uma destacada escola de Nova York, nos Estados Unidos.

Aos 10 anos, ele passou a ter aulas na Escola Preparatória de Dança (EPD) Senador Alberto Pasqualini, no colégio de Ensino Fundamental onde ele estudou. Lucas resume, então, que foi essa primeira experiência com a arte, em um projeto social de seu bairro, que deu a ele uma oportunidade: — Minha família é bem pobre, e essa era uma barreira que eu tinha para entrar no mundo da dança, que é muito caro.

Nos três anos em que ficou na EPD Pasqualini, ele diz que o espaço foi o responsável por “abrir sua mente” para a compreensão de que queria algo melhor para o seu futuro, e que esse futuro estaria ligado à dança: — Esses projetos são o coração da arte na periferia. Vão ensinar com uma base forte entre amor e demonstração de afeto pelo que você faz. E isso é uma coisa que faz os projetos de dança serem extremamente importantes, a nossa dança se mantém viva. Não demorou muito para que ele começasse a alçar voos.

Como você se sente sobre isso?
Redação Espaço do Povo
ESCRITO POR

Redação Espaço do Povo

Comunicador e colaborador do jornal Espaço do Povo, onde desde 2007 narra o cotidiano e as potências das favelas brasileiras.

Ver todos os artigos de Redação Espaço do Povo →