Paraisópolis, São Paulo terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Comunidade

Exposição CowParade chega em Paraisópolis, São Paulo

Estudantes da rede municipal pintam vaca do CowParade em 2017 - Crédito: PCR
Estudantes da rede municipal pintam vaca do CowParade em 2017 - Crédito: PCR

A exposição conta com dez esculturas em formato de vacas, produzidas por artistas conhecidos mundialmente.

Vacas coloridas enfeitam o espaço do CEU Paraisópolis por meio da exposição gratuita CowParade nas Escolas – Arte que transforma. A exposição conta com dez esculturas em formato de vacas, produzidas por artistas conhecidos no país e mundialmente em conjunto com alunos do CEU Professora Marisa Motta.

A exposição gratuita está aberta para o público, trazendo atividades culturais que integram o programa CowParade nas escolas, com objetivo de estimular a criatividade dos alunos e promover o acesso à arte e cultura.

Toda a organização do evento recebeu a curadoria do coletivo de arte urbana SHN, as obras de arte foram feitas por artistas da arte urbana:  Vinicius Caps (@originalcaps) Fefe Talavera (@fefetalavera), IconeK (@iconek ), Mari Mats (@mari_mats) e Sosek (@sosek.one).

No dia 18/12, último dia da exposição, as obras serão leiloadas e os recursos serão destinados ao CEU Paraisópolis e ao Favela Music, iniciativa que promove a cultura e dando visibilidade aos talentos das comunidades periféricas.

A exposição está aberta de segunda a sexta-feira das 7h às 22h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 20h. O CEU Paraisópolis está localizado na Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, S/N – Jardim Parque Morumbi.

Por que vacas?

CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp apresentou diversas esculturas em formato de vaca, com a intenção de provocar o riso, em um evento de arte em Zurique. Para o escultor, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para os artistas locais expressarem sua arte. Desde então, as esculturas de vacas ganharam o mundo. Em mais de 100 edições, feitas em 33 países, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas já se depararam com pelo menos uma das obras expostas pelas ruas.

A primeira edição da CowParade em solo brasileiro ocorreu em São Paulo, em 2005, quando a Toptrends, empresa referência em intervenções urbanas, adquiriu os direitos de realização do evento no Brasil. 

Como você se sente sobre isso?
ESCRITO POR

Talytha Cardoso

Repórter do jornal Espaço do Povo há 1 ano e apresentadora do programa Saúde Mulher Moderna e Bem Informada no Facebook.

Ver todos os artigos de Talytha Cardoso →

Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/espacodob96fd3be/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *