PIX: Novos limites passam a valer em 2023
As mudanças aplicadas pelo Banco Central aumentam o limite para os serviços de saque e troco.
Com os avanços da tecnologia, é possível hoje transferir dinheiro de forma imediata apenas com alguns toques na tela do aparelho celular. O PIX permite que o cliente faça transferências de valores baixos ou altos usando apenas um código (Chave PIX), que pode ser o número de CPF/CNPJ, e-mail, telefone ou uma combinação aleatória criada. O meio de pagamento instantâneo, que completou dois anos no dia 16 de novembro, já movimentou mais de 28,5 bilhões de transações, segundo dados do Governo Federal.
Essa inovação financeira facilitou o envio e recebimento de valores, que agora pode ser feito em poucos segundos e a qualquer momento do dia, porém, a facilidade também despertou o interesse de bandidos, que usam da facilidade tecnológica para aplicar golpes. Apesar disso, a nova medida não pretende melhorar a segurança dos usuários, mas sim ampliar o acesso aos serviços financeiros.
O Banco Central (BC) divulgou na semana passada novas regras para o uso de pagamento digital, que passarão a valer a partir de 02/01/2023. Segundo o BC, as mudanças têm por objetivo “adequar os limites usualmente disponibilizados nos caixas eletrônicos para saques tradicionais.”
Confira as principais mudanças:
- O limite por transação se mantém, porém, as movimentações serão restritas em determinados períodos da noite, podendo ter alteração pelo cliente das 22h às 6h.
- Nas modalidades PIX Saque (que permite trocar um pix em estabelecimentos comerciais por dinheiro em espécie), e Pix Troco (que permite pagar a quantia maior que o valor gasto e receber o valor em espécie), o limite máximo de retirada durante o dia passa a ser de R$ 3 mil e no período noturno passa a ser de R$1 mil.
- Para os clientes que quiserem reduzir o limite das operações (saque, pagamentos ou transferência), o banco deve atender imediatamente. Já para os casos de aumento de limite, o prazo para atualização deve ser dentro de 24h até 48h.
Repórter do jornal Espaço do Povo há 1 ano e apresentadora do programa Saúde Mulher Moderna e Bem Informada no Facebook.