Brasil crescerá menos que a média mundial, prevê relatório internacional

 Brasil crescerá menos que a média mundial, prevê relatório internacional

Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional) o país crescerá 0,9% em 2023.

Conforme o relatório de “Perspectivas da Economia Mundial” elaborado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), o Brasil terá crescimento econômico abaixo da média em comparação aos demais países. O PIB (produto interno bruto) deve crescer apenas 0,9% neste ano, enquanto a média mundial chegará a 2,8%.

O Brasil deverá ter crescimento menor, em comparação a países vizinhos da América Latina e Caribe. Os países latinos cresceram em média 1% em 2023, enquanto os caribenhos 1,6%. A estimativa de crescimento é menor que previsto em janeiro, que era de 1,2%. A previsão para 2024 é que o Brasil cresça por volta 1,5%, ainda abaixo da média mundial, com 3%. Em 2022 o país fechou o índice com 2,9% de crescimento, totalizando R$9 trilhões.

O que é PIB?

O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os bens e riqueza gerados pelo país. Funciona como um sinal positivo ou negativo da atividade econômica. Quanto maior o crescimento do PIB, melhor é o indicativo de crescimento da economia do país. O PIB brasileiro é composto por diversos setores, como a indústria, agropecuária e serviços. 

Por que é importante o PIB crescer?

O PIB ajuda a entender o desempenho dos setores econômicos do país. Quando PIB tem bom crescimento, significa que tem mais dinheiro circulando no país. Quando cresce pouco, significa que o país não está com bom desempenho econômico.

Se o PIB crescer, haverá mais oferta de empregos e mais renda para a população. O povo vai gastar seu dinheiro comprando bens e serviços. O crescimento alto e estável representa maior confiança dos investidores e empresas, atraindo novos negócios para o país.

O que é FMI?

O Fundo Monetário Internacional, conhecido como FMI, é uma organização financeira internacional, que auxilia 190 países na organização de suas economias. Trabalha com o intuito de estabilizar a economia internacional, e auxilia os países com assistência técnica, supervisão econômica e disponibilizando crédito.

Digiqole Ad

Relacionados