Termina hoje prazo para emitir ou regularizar título de eleitor

 Termina hoje prazo para emitir ou regularizar título de eleitor

Imagem: Divulgação/TSE

Quem perder o prazo não poderá participar da escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições deste ano

Nesta quarta-feira, 8, termina o prazo para tirar e regularizar o título de eleitor, coletar a biometria, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação eleitoral e atualizar dados no cadastro eleitoral. Devido às fortes chuvas que atingem o estado, o prazo foi prorrogado por 15 dias aos eleitores do Rio Grande do Sul.

Vale ressaltar que a emissão do documento é gratuita e obrigatória para poder votar nas Eleições Municipais 2024. Este ano mais de 154,8 milhões de eleitores em 5,5 mil municípios vão escolher candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de janeiro a abril deste ano, mais de 2,1 milhões de pessoas tiraram o título de eleitor e foram feitas mais de 1,9 milhão de transferências de domicílio eleitoral.

Quem pode votar? 

Pela Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e maiores de 70 anos e são obrigatórios para pessoas de 18 anos ou mais. Jovens de 15 anos podem tirar o título, mas só podem votar nas eleições quando tiverem 16 anos na data de votação. 

Passo a passo de como emitir o título de eleitor

Não ter o documento impede que a pessoa vote nas eleições deste ano e em futuras, seja candidata a um cargo político, filiada a um partido e faça matrícula em universidades ou institutos públicos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Confira como emitir: 

Presencial

Comparecer ao Cartório Eleitoral, posto de atendimento ou aos postos eleitorais instalados no Poupatempo. O atendimento presencial precisa ser agendado nos seguintes casos: primeiro título, se for necessário alguma atualização e você não possui biometria cadastrada ou quando o sistema de autoatendimento eleitoral informar “PRECISAMOS COLETAR SUA BIOMETRIA”. Como o prazo encerra-se hoje, o atendimento nos cartórios eleitorais está sendo feito por ordem de chegada, das 9h às 17h. Para atendimento no Poupatempo, clique aqui e confira as unidades que oferecem serviços da Justiça Eleitoral. 

Online 

Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clique em “Autoatendimento Eleitoral”, na aba “Serviços”, localizada no canto direito superior da tela.

Selecione a opção “Título Eleitoral” e, em seguida, o item “Tire seu título eleitoral”.

Informe os dados solicitados e envie a documentação pedida. Confira com atenção as orientações de envio.

Forneça alguns dados pessoais e complementares como endereço, local de votação desejado e contatos.

Revise as informações antes de enviar a solicitação. Quando terminar, clique em salvar.

Ao término do processo, o usuário recebe um número de protocolo para acompanhar a solicitação também no “Autoatendimento Eleitoral”, opção “Acompanhe uma solicitação”.

No atendimento eleitoral disponibilizado no site do TSE, além de emitir o título, é possível atualizar dados cadastrais, incluir nome social, regularizar título cancelado, consultar situação eleitoral e mais. Acesse aqui para conferir todos os serviços disponíveis.

Digiqole Ad
+ posts

Jornalista, repórter do Espaço do Povo e correspondente local de Osasco, na Grande São Paulo, na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados