SP ativa Operação Altas Temperaturas para proteger população do calor

 SP ativa Operação Altas Temperaturas para proteger população do calor

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

As principais ações da operação têm foco no reforço do convencimento das pessoas para procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e receberão água e alimento

A Prefeitura de São Paulo vai iniciar sexta-feira (10) a distribuição de água e frutas nas dez tendas instaladas em todas as regiões da cidade para amenizar o impacto do calor na saúde da população, em especial as pessoas em situação de vulnerabilidade.

A previsão é de calor intenso nos próximos dias, que pode ultrapassar os 36ºC, e de baixos índices de umidade, abaixo dos 30% nas horas de maior aquecimento.

A ação foi iniciada pela administração municipal em 20 de setembro deste ano. Similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), a de altas temperaturas é ativada sempre que os termômetros atingem 32ºC, ou sensação térmica equivalente. A ação é feita em parceria com o governo do Estado, por meio da Sabesp, na distribuição de água.

As principais ações da operação têm foco no reforço do convencimento das pessoas para procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e receberão água e alimento; a instalação de dez tendas em pontos estratégicos, das 10h às 16h, com fornecimento de água, frutas, bonés e espaço pet; e disponibilização de uma ambulância referenciada para atendimento a casos de exposição ao calor.

Nos dias em que são ativadas, as tendas ficam abertas para acolher qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar.

A intensificação da infraestrutura da rede de acolhimento da cidade de São Paulo e a abordagem das pessoas em situação de vulnerabilidade para que elas possam se proteger tem o objetivo de evitar insolação, desidratação e outros problemas que podem decorrer da exposição ao sol forte e altas temperaturas.

Endereços das tendas:

  • Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
  • Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
  • Região Norte: Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
  • Região Leste: Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
  • Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)
Digiqole Ad

Relacionados