Março de 2024: 10º mês consecutivo com recorde de calor no planeta
Os cientistas do Copernicus apontam as emissões de gases de efeito estufa e o El Niño, como principais causadores do aquecimento na terra.
Março de 2024 entrou para a história como o mês mais quente já registrado, segundo o observatório europeu Copernicus (C3S). Este não é um fato isolado, mas sim o 10º mês consecutivo a bater recordes de temperatura.
Analisando os últimos 10 meses, cada um foi considerado o mais quente da história em comparação com o mesmo mês em anos anteriores. O período entre abril de 2023 e março de 2024 foi ainda mais extremo, sendo considerado os 12 meses mais quentes do planeta, com temperatura 1,58ºC acima da média da era pré-industrial (século 19).
Causas do calor acima da média:
Os cientistas do Copernicus apontam as emissões de gases de efeito estufa como a principal causa do calor acima da média. O El Niño também contribuiu para o aumento da temperatura nos últimos meses.
Consequências das mudanças climáticas:
As mudanças climáticas já impactam diversos pontos do planeta, com consequências graves:
- Seca: Provocou recorde de incêndios florestais na área amazônica sob o controle da Venezuela, entre janeiro e março.
- Destruição de colheitas: No sul da África, colheitas foram destruídas, deixando milhares de pessoas em situação de fome.
Os recordes de calor e as consequências das mudanças climáticas servem como um alerta para a necessidade de ações urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos do aquecimento global.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.