Lula é empossado presidente da República

 Lula é empossado presidente da República

Crédito: JP

Presidente eleito discursou no Congresso e no Parlatório, e recebeu a faixa presidencial de representantes do povo brasileiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), assumiu no último domingo, 1º de janeiro, seu terceiro mandato na presidência da república que contou com 54 chefes de estado e representantes de países.

Para a cerimônia de posse, Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, ambos, com suas respectivas esposas, Janja e Lu Alckmin, fizeram o trajeto de 1,4 quilômetro em carro aberto, o tradicional Rolls-Royce presidencial, até o Congresso Nacional, recebidos por Arthur Lira (PP) presidente da Câmara e Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, onde foram empossados. Lula aproveitou e fez seu primeiro discurso, afirmando que venceu as eleições graças à frente democrática que formou durante a campanha eleitoral, “foi a democracia a grande vitoriosa nessa eleição”.

Após serem empossados, seguiram rumo ao Palácio do Planalto onde ocorreu a passagem da faixa presidencial. O momento da subida da rampa contou com um gesto simbólico, de um grupo de oito representantes da sociedade, que foram escolhidos pela organização do evento para acompanhar Lula no percurso e no recebimento da faixa presidencial, isso se deu, após a saída do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL) e do ex-vice-presidente Hamilton Mourão recusarem a passar a faixa presidencial. 

Os oitos cidadãos escolhidos para passar a faixa presidencial teve como objetivo mostrar a diversidade. Em seu segundo discurso já com a faixa, Lula disse que irá governar para todos, não só para os que votaram nele.

Saiba quem foram os oito representantes do povo brasileiro:

Crédito: reprodução internet

Weslley Viesba Rodrigues Rocha

Metalúrgico do ABC, tem 36 anos, formado em Educação Física com auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Nascido em Diadema – SP, casado e pai de dois meninos. Também possui na sua formação os cursos técnicos profissionalizantes de Desenho Técnico, Matemática Aplicada, Eletricista e Comandos Elétricos, do Senai da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”.

Crédito: reprodução internet

Francisco Carlos Nascimento

Francisco tem 10 anos e mora em Itaquera, periferia de São Paulo, filho de uma assistente social e um advogado que atuam nas causas sociais. Em 2022, ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1° região). Em 2019, esteve em Curitiba para dar “Bom dia, presidente Lula” que estava preso na época. Francisco diz que também pode ser presidente.

Crédito: reprodução internet

Raoni Metuktire

Cacique, tem 90 anos, é reconhecido como um dos principais representantes da luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos. Em 2020, lutou contra a Usina Belo Monte e foi indicado ao Prẽmio Nobel da Paz.

Crédito: reprodução internet

Aline Sousa

Aline tem 33 anos, é a 3ª geração de catadoras em sua família. Beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida desde sua criação, em 2009. Atualmente é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

Crédito: reprodução internet

Flávio Pereira

É artesão, 50 anos, é natural de Pinhalão, (PR). Esteve na Vigília ‘Lula Livre’ nos últimos 580 dias ajudando nas atividades do cotidiano.

Crédito: reprodução internet

Ivan Baron 

Ivan é influenciador digital, tem 24 anos, natural de Natal (RN) ele conta com cerca de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais. Aos três anos teve meningite viral, doença que causou paralisia cerebral. Com seu trabalho, tornou- se referência na luta anticapacista.

Crédito: reprodução internet

Jucimara Fausto dos Santos 

Paraense de Palotina (PR), em uma das vigílias ‘Lula Livre’, a cozinheira participou de um concurso de culinária, onde recebeu o convite para fazer pães e atuou pelo período de dez meses. Hoje, Jucimara cozinha para a Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá (PR), e sempre que consegue condições e tempo livre, faz pães para doação. 

Crédito: reprodução internet

Murilo de Quadros Jesus

Murilo tem 28 anos, formado em Letras Português e Inglês (UTFPR). Morador de Curitiba, Murilo atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022.

A posse também contou com o Festival Futuro, mais de 60 artistas subiram aos palcos Elza Soares e Gal Costa, instalados na Esplanada dos Ministérios. Divididos em 10 shows que começaram às 10 horas da manhã de domingo (1º) e se estenderam até a madrugada desta segunda-feira (2). 

Digiqole Ad

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *