Inscrição para o Enem 2024 começa hoje; saiba como fazer a sua
Prazo para se inscrever vai até o dia 7 de junho e também vale para pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social
Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem se inscrever pelo site: https://enem.inep.gov.br/participante/. As inscrições vão até o dia 7 de junho e o prazo também vale para pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final do ensino médio e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os moradores do Rio Grande do Sul terão um prazo extra para se inscrever, por causa da calamidade pública no estado, e isenção da taxa de inscrição. Segundo o Inep, o Ministério da Educação (MEC) trabalha em um novo calendário para esse público.
Como se inscrever:
- Acesse o site: https://enem.inep.gov.br/participante/
- Informe CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de nascimento. (Os dados informados pelo participante devem ser iguais aos fornecidos à Receita Federal. Antes de realizar a inscrição, é recomendado que verifique a correspondência das informações e, se necessário, atualize na Receita Federal);
- Informe endereço de e-mail e telefone para contato;
- Informe o estado e o município onde deseja realizar a prova;
- Caso seja necessário, solicite atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social;
- Escolha o idioma (Inglês ou Espanhol) em que realizará a prova de Língua Estrangeira. Na prova, o candidato deve responder apenas às questões referentes à língua estrangeira escolhida no momento da inscrição;
- Crie o cadastro e senha de acesso para a Página do Participante, por meio do Login Único no endereço <sso.acesso.gov.br>
O valor da taxa de inscrição é de R$85 e pode ser paga até o dia 12 de junho. São aceitas como forma de pagamento: boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (as opções podem variar de acordo com a instituição financeira do pagador). A inscrição no exame é confirmada após o processamento do pagamento.
No dia 13 deste mês, o Inep publicou o edital que reúne o cronograma e as regras da prova. Para conferir o documento na íntegra, acesse aqui.
Jornalista, repórter do Espaço do Povo e correspondente local de Osasco, na Grande São Paulo, na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.