Governo Federal resgata mais 221 brasileiros no Líbano, já são 1.858 pessoas repatriadas
A estimativa brasileira é resgatar cerca de 3000 brasileiros ainda em 2024.
Na manhã desta terça-feira (29), o nono avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou ao Brasil com 221 brasileiros resgatados do conflito no Líbano. O voo pousou em Guarulhos, faz parte da Operação Raízes, que já repatriou 1.858 pessoas somente em outubro. Segundo o Governo Federal, a formação da lista de passageiros prioriza mulheres, crianças e idosos. A operação foi iniciada a partir do crescimento da violência dos ataques de Israel ao Líbano.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação”, informou o Itamaraty em comunicado.
A comunidade brasileira é formada por 21 mil pessoas, é a maior entre os países da região, Israel
(14 mil), Emirados Árabes Unidos (9,6 mil) e Jordânia (3 mil). Pela estimativa do Governo Federal, cerca de 3 mil brasileiros devem deixar a capital do Líbano, Beirute, e retornar ao Brasil. A FAB planeja repatriar cerca de 500 brasileiros por semana, de acordo com as questões de segurança apresentadas pelo conflito.
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.