Fake News:  a era da desinformação

 Fake News:  a era da desinformação

Crédito: Canva

4 a cada 10 brasileiros afirmam receber notícias falsas diariamente 

A escola de jornalismo dos EUA, Poynter Institute, fez um levantamento que mostrou que 4 a cada 10 brasileiros afirmam receber notícias falsas todos os dias. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2022 com financiamento do Google. Foram entrevistadas pessoas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Nigéria, Índia e Japão, contou com a participação de  8,5 mil entrevistados, mais de mil no Brasil.

Segundo a mostra, 43% dos brasileiros entrevistados relataram ter enviado, imagem, post, vídeo ou notícia falsa e só ter percebido depois.

Os jovens, são os que mais assumem terem enviado uma fake news, principalmente a Geração Z, aqueles que têm entre 18 e 25 anos, e também são eles que verificam com maior frequência a veracidade das informações que recebem pelo Facebook, Whatsapp e Telegram. 

Os brasileiros usam como método de checagem de notícias, incluir palavras-chave na busca do Google, como “notícias falsas”, “propaganda” e “legítima”  junto com as informações da notícia.

Ao decidir se a informação é verdadeira, mais da metade dos entrevistados no Brasil (55%) considera importante saber a pessoa que postou a informação.

Para 55% dos entrevistados do Brasil, consideram importante saber a pessoa que divulgou a informação após descobrirem a veracidade e um dos fatores que fazem com que decidam se determinado conteúdo ou notícia é verídica, é o apoio de fontes, juntamente com os fatos do assunto abordado. 

Digiqole Ad

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *